Menu
Buscarquarta, 24 de julho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
unigran24
Brasil

Meirelles diz que Governo vai fixar idade mínima para aposentadoria

21 novembro 2016 - 16h37

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta segunda-feira (21), que a reforma da Previdência Social vai fixar uma idade mínima e reduzir disparidades entre os diferentes regimes de aposentadoria. Ao discursar na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Meirelles disse que a atual sistemática é insustentável e respondeu aos críticos da reforma com uma pergunta: — Você prefere se aposentar mais cedo ou ter certeza de que vai receber a aposentadoria?

O ministro também defendeu a aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) que fixa um teto para os gastos públicos, afirmando que ela é a saída para conter a trajetória de alta das despesas primárias. Ela prevê que os gastos do governo só cresçam com base na inflação do ano anterior. Segundo ele, se a regra da PEC estivesse em vigor em 2006, as despesas primárias seriam metade do que são hoje. [O Brasil] seria outro país, disse Meirelles.

Sicredi

Ele acrescentou ainda que o ajuste das contas públicas vai ajudar a tornar a política monetária mais eficaz. Isso porque a política fiscal deixará de ser expansionista e não vai pressionar a inflação: “A correção da deterioração das contas públicas é crucial. Existe um problema fiscal ou de dívida pública no Brasil de tempos em tempos. Temos que eliminar um problema que está presente. Com a PEC e a reforma da Previdência podemos ter uma redução consistente da despesa primária. Isso deixará a política monetária mais eficaz”, disse, conforme repercute o jornal OGlobo.