Menu
Buscarquinta, 02 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
35°C
Brasil

Presidente da Funai é demitido do cargo

12 junho 2019 - 12h13

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Franklimberg Ribeiro de Freitas, foi demitido do cargo nesta terça-feira (11) por determinação da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Na quinta-feira (6), após encontro a portas fechadas com o ministro da Justiça, Sergio Moro, Franklimberg chegou a dizer que ficaria no cargo. A informação da demissão foi adiantada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e confirmada pelo OGlobo.

Atualmente, a estrutura da Funai está na pasta comandada por Damares, mas em breve, por decisão do Congresso, será devolvida ao ministério de Moro. De acordo com parlamentares que compõem a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), a queda do presidente da Funai aconteceu devido à pressão de deputados que estavam insatisfeitos com a forma como Franklimberg estava conduzindo o órgão.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que compõe a bancada da Agropecuária, explicou ao jornal carioca que essa insatisfação foi levada ao presidente Frente, Alceu Moreira (MDB-RS) que por sua vez levou a questão ao secretário de Assuntos Fundiários do Mapa (o Ministério da Agricultura e Pecuária), Luiz Antonio Nabhan Garcia, amigo de longa data do presidente Jair Bolsonaro. Nabhan então ficou com incumbência de pressionar por uma "solução" nos impasses da Funai.