Menu
Buscarquarta, 12 de junho de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
unigran24
banner100
Dia do Jornalista

Sinjorgran condena ataques e defende a profissão

07 abril 2022 - 08h21Por Redação Douranews

Representados pelo Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados), os profissionais da Comunicação dos 25 municípios da jurisdição da entidade vêm a público, no dia consagrado à categoria, reafirmar a defesa do Jornalismo, da informação e da verdade. Esta é a missão que escolhemos para nossas vidas e que agora passou a ser pauta de nossas lutas.

Neste 7 de abril é preciso, mais do que nunca, que estejamos engajados no propósito de contrapor aqueles que, todos os dias, promovem ataques a trabalhadores de imprensa, buscando desqualificar a profissão, nunca tão desvalorizada e desrespeitada como nos dias atuais. É preciso reverter esta situação. Basta!

Há três anos, a opinião pública tem assistido, estarrecida, os ataques diários do principal governante do país e seus seguidores contra a liberdade de imprensa, contra órgãos de comunicação, contra o exercício do jornalismo e contra diversos jornalistas. Um basta também para isso!

Os jornalistas são guardiães da liberdade de expressão, sistematicamente violada pelos poderosos da nação, que, muitas das vezes, manipulam, deturpam e vetam informações, conforme seus interesses corporativos.

Precisamos e queremos ter a sociedade do nosso lado. Ela nunca teve, como hoje, tanta necessidade de informação de qualidade, clara, com origem em fontes confiáveis, para se orientar e organizar suas vidas. Agora mesmo estamos saindo de uma pandemia. Situação que gerou muita controvérsia, desinformação e falsas notícias, as fake news. Nestes dois anos de crise na saúde, os jornalistas estiveram na linha de frente, informando a população, questionando dados e estampando estatísticas. Todos os dias. 

Então, é verdadeiro afirmar que, neste momento, e já mirando mais à frente, o Jornalismo emerge como artigo de primeira necessidade.

Por fim, reafirmamos também que nos mantemos firmes na luta contra as condições adversas de trabalho, por salários dignos, compatíveis, e contra o assédio moral que restringe a autonomia intelectual dos profissionais.

Viva o Jornalismo, viva os jornalistas!

Dourados (MS), 7 de abril de 2022

Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados