O Governo do Distrito Federal (GDF) tem inúmeros políticos de carreira cumprindo expediente nos mais variados cargos. Mas, é o sul-mato-grossense Osnei Okumoto, técnico da saúde e gestor profissional, que está fazendo a diferença e ganhando destaque na equipe do governador Ibaneis Rocha.
Osnei Okumoto está listado no levantamento que o Instituto Exata Opinião Pública publicou neste início do ano. Durante o ano de 2020, o secretário de Saúde do DF conquistou espaço, popularidade, confiança e praticamente entra no páreo com a secretária de Esporte, Celina Leão, porém ela é política de carreira e tem uma longa passagem pelo legislativo, e também está fazendo um bom trabalho.
De acordo com a pesquisa, Celina Leão aparece em primeiro de popularidade, com 2,5% da votação e é seguida de Osnei Okumoto que conquistou 1,53%. Logo a seguir vem os secretários da Segurança Pública, Anderson Torres com 0,78%, e o da Economia, André Clemente com 0,70%. A pesquisa mede o grau de popularidade e atuação dos secretários.
O nome de destaque, que teria surpreendido até o alto escalão do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, é especialista na área hospitalar e assumiu a secretaria por duas vezes dando choque de gestão, principalmente no forte relacionamento da pasta com os órgãos de fiscalização e controle. Okumoto é farmacêutico bioquímico, já foi presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul e conselheiro federal de farmácia junto ao CFF. Passou pelo cargo de secretário nacional de Vigilância em Saúde.
Osnei Okumoto está tão avançado na gestão, que o Plano Nacional de Vacinação está por todos os municípios do país, mas no Distrito Federal o nome do plano local é conhecido como "Plano Okumoto de Imunização". De poucas palavras, mas forte na gestão, Okumoto apenas disse que reconhece o trabalho, e que "o DF está preparado para a imunização em massa e vamos ganhar essa guerra planetária”. (Colaborou: Dendry Rios)