A Conmebol definiu neste sábado (7) os árbitros que apitarão os dois jogos entre São Paulo e Atlético-MG, válidos pelas quartas de final da Copa Libertadores. O controverso Wilmar Roldán, da Colômbia, foi escalado para o duelo de quarta-feira (11), no estádio do Morumbi. Já o uruguaio Andrés Cunha será o juiz da segunda partida entre as equipes, no estádio Independência.
Roldán acumula uma série de problemas em jogos do Tricolor. Em 2011, o colombiano apitou a derrota por 2 a 0 para o Libertad, em Assunção, que custou a eliminação do time na Copa Sul-Americana. Após o jogo, ele expulsou o lateral esquerdo Juan e foi acusado pelo jogador de ter proferido ofensas racistas.
“No lance em que fui cobrar os três minutos de acréscimo, o árbitro falou para mim: ‘sai daqui, macaco’. E quando eu falei para ele, ‘me chama agora de macaco’, ele agiu covardemente e me expulsou. Isso que a Conmebol faz é uma brincadeira”, denunciou Juan, na ocasião.
Dois anos depois, em março de 2013, em um jogo válido pela Copa Libertadores, Roldán voltou a provocar a fúria dos são-paulinos ao apitar um empate por 1 a 1 com o Arsenal de Sarandí, no Pacaembu. Ele marcou um pênalti controverso para os argentinos, aos três minutos do segundo tempo, e expulsou o atacante Luis Fabiano ao término do confronto, segundo relembra reportagem do Terra.