Diante das decisões judiciais que legitimaram a votação da lista sêxtupla pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul, o TJMS (Tribunal de Justiça do Estado) escolheu na tarde desta quarta-feira (7) os nomes dos três advogados indicados pelo Quinto Constitucional para a vaga de desembargador.
A votação, que analisou seis nomes, foi realizada por 31 desembargadores. O primeiro colocado foi Honório Suguita, seguido por Alexandre Bastos e Gabriel Abrão Filho. A lista tríplice será encaminhada para o governador Reinaldo Azambuja, responsável pela decisão final. O novo membro da Corte vai ocupar o lugar deixado pelo desembargador aposentado João Batista da Costa Marques.
A sabatina para a escolha da lista sêxtupla ocorreu no dia 29 de abril pelos membros do Conselho Seccional da OAB/MS. No entanto, durante sete meses, o processo de votação foi questionado na justiça por candidatos que ficaram de fora da disputa. O pleito foi suspenso e convalidado várias vezes.
Nesta terça-feira (6), o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) negou o pedido do advogado Fábio Trad para recolher a lista sêxtupla. O advogado já havia tentado barrar o andamento do processo em outras instâncias. O conselheiro Carlos Eduardo Oliveira Dias, entretanto, julgou improcedente o pedido do advogado.