De acordo com a palestrante, a capacitação continuada tem como objetivo promover maior conhecimento da Política de Assistência Social, bem como as mudanças exigidas por essas políticas. Além dos servidores da Secretaria de Ação Social, participaram representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Frei Eucário, Projeto Revivi e Guarda Mirim.
“Quanto à organização não governamentais o propósito é direcionar o trabalho ainda mais, uma vez que a nova política também reordena os serviços que devem ser prestado pelas instituições, a mais recente inovação é a nova Lei de Certificação das entidades (Lei 12.1010), que dispõe das novas regras de inscrição das entidades . Outro fator relevante é o registro das informações das entidades que destaca o desenvolvimento da instituição, salientando que as ações realizadas em cada âmbito de trabalho, precisam ser descrita valorizando assim a sua trajetória”, informou Regiane Alves.
Regiane disse ainda que a formação continuada com técnicos e entidades não governamentais acontecerá durante o ano de 2011, tendo várias parcerias sendo uma delas a Secretaria de Estado Trabalho e Assistência Social – SETAS que virá a contribuir e fortalecer o conhecimento daqueles que estão envolvidos nesse processo. “Nessa primeira etapa realizamos uma avaliação das atividades do ano de 2010 e fizemos uma apresentação do novo relatório mensal das atividades da Secretaria de Ação Social para o ano de 2011”, informou.
Para a secretária de Ação Social, Évinei Arce da Silva Oliveira, esse é um momento impar, no qual foi discutido junto com as entidades do município e os técnicos da Secretaria de Ação Social, a política de assistência social. “As mudanças dessa política tem se aprimorado bem na atual administração municipal, mas precisamos nos adequar cada vez mais. Minha expectativa para 2011 é que possamos no enquadrar devidamente ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS), e para isso precisamos nos capacitar”, disse.