Menu
Buscarquarta, 24 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Cidades

Ivinhema comemora conquista na Agricultura Familiar

28 fevereiro 2011 - 18h52Por Redação Douranews, com Nova News

O fortalecimento da Agricultura Familiar foi tema de uma reunião na sede da Prefeitura Municipal de Ivinhema, no último dia 23, na qual o prefeito Renato Câmara esteve com representantes da Agraer local, da Associação de Fruticultores de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e da Secretaria Municipal de Agricultura. Um dos assuntos abordados foi o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.

O PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. Em Ivinhema, o projeto já está em sua terceira edição e cresce a cada ano.

Até o momento o programa abrange 50 produtores e pretende triplicar esse número nos próximos meses. A Conab adquire os produtos cultivados no Município, que são distribuídos para entidades filantrópicas locais, além de creches, escolas, Apae e também municípios vizinhos como Angélica e Deodápolis.

Entre os produtos já cultivados e inseridos no PAA de Ivinhema está a melancia, o mamão, a goiaba, o abacaxi, a abóbora e a mandioca. “Fortalecer o pequeno produtor e incentivar ações como esta fazem parte do nosso grande projeto de desenvolvimento. Estamos trabalhando para ampliar esse projeto juntos a nossa secretaria de agricultura e com a Agraer”, destaca o prefeito Renato Câmara.

O Município investe cada vez mais em ações que têm a finalidade de incentivar e impulsionar a agricultura familiar. Uma outra conquista que o Município de Ivinhema está prestes a realizar é a Fábrica de Processamento de Frutas, que está em fase de instalação. Essa obra está inserida no Pronat - Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e é concretizada pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e também tem contrapartida do Município.

Os equipamentos para esta fábrica também já foram adquiridos. Entre eles, foram comprados um pasteurizador inativador tubilar com capacidade de 500 litros/hora, uma despolpadeira, um fatiador de frutas e um elevador de aço, o que totaliza um investimento de R$149.400,00, recursos estes provenientes do MDA e mais contrapartida do Município de Ivinhema.

A ação foi possível pelo fato da Prefeitura de Ivinhema incentivar a diversificação agrícola e os projetos de fruticultura do prefeito Renato Câmara alcançarem resultados favoráveis. O Município é reconhecido como a Capital da Goiaba do MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também