Menu
Buscarterça, 21 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Cidades

Piracema começa hoje em rios do Mato Grosso do Sul

01 novembro 2016 - 13h39

Período de Piracema – quando a pesca é fechada para reprodução de peixes, começa hoje em rios do Mato Grosso do Sul.

Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), no leito rio Paraná e em outros dois rios da União, o Paranaíba e o Aporé, o fechamento ocorre hoje, enquanto que nos demais rios do Estado, tanto da bacia do rio Paraná como do rio Paraguai, inclusive, nos rios da União desta bacia, o fechamento ocorre no dia 5 de novembro.

Operação pré-piracema foi desencadeada desde o dia 1º de outubro, no intuito de evitar que pessoas prolonguem a pesca em período já fechado para a reprodução de peixes.

TIPO DE PESCA PERMITIDA DURANTE PIRACEMA

Nos lagos das Usinas do rio Paraná fica permitido ao pescador amador a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar, de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia, bagre africano, etc., somente nos lagos das Usinas do Rio Paraná (não para outros rios da bacia).

O pescador deve respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas. Ao pescador profissional, permite-se a pesca para as mesmas espécies de peixes, não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência também é permitida.

Na Bacia do Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho. Ressaltando, que pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem daquela proteína para sobreviver. Podem capturar 3 kg, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2017 abre-se a pesca na modalidade pesque-solte no leito (Calha) do rio Paraguai, estendendo-se até o dia 28 de fevereiro, quando a partir da meia-noite , do dia 1º de março a pesca estará aberta novamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também