Menu
Buscarterça, 23 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Cidades

Secretário de Meio Ambiente tranquiliza população em relação à Lagoa Maior

03 março 2011 - 19h45Por Redação Douranews, com Assessoria

Ilha localizada no centro da Lagoa Maior sofreu uma divisão, fato não ocasiona danos ao Meio Ambiente

Preocupado em esclarecer a atual situação da Lagoa Maior, no que se refere à divisão da ilha que fica localizada no centro da lagoa, o secretário de Meio Ambiente, Mateus Arantes, esclarece que a divisão ocorrida não altera as condições ecológicas.

“O Meio Ambiente não sofreu nem sofrerá nenhum dano ocasionado em decorrência dessa divisão da ilha. Nossa equipe já esteve no local e vistoriou a área, certificando-se que tudo que está ocorrendo está dentro da normalidade”, explicou Mateus.

De acordo com o secretário, esse fato é considerado normal devido às condições do local e seu ecossistema.

“Três Lagoas está situada sobre o maior lago subterrâneo do planeta, o Sistema Aquífero Guarani. Assim como os rios subterrâneos, a água desse sistema facilmente vem à tona e transforma a paisagem onde está inserida. No caso da ilha da lagoa, com o tempo, a força da mobilidade da água conseguiu transpor a terra e provocou a rachadura no local, dividindo a ilha em blocos flutuantes”, explicou.

A Lagoa Maior, um dos principais cartões postais da cidade também serve de habitat natural para muitas espécies de peixes e de algumas aves, recebendo cuidados especiais por parte da Administração Municipal através da secretaria de Meio Ambiente.

Aliado ao trabalho da secretaria, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está desenvolvendo uma planilha de monitoramento do manejo da Lagoa Maior, o que resultará em um estudo mais aprofundado da vida local, possibilitando a realização de ações mais específicas e eficazes.

“O zelo e a preocupação da prefeita Márcia Moura faz com que sejamos vigilantes no que se refere ao Meio Ambiente. Por isso podemos afirmar com certeza de que não está ocorrendo nada que prejudique a vida ambiental da Lagoa. A beleza da fauna e flora daquele local estão assegurados”, finaliza o secretário.

Deixe seu Comentário

Leia Também