A fotografia histórica também estará presente no 9º FAZ (Festival América do Sul), que acontece de 26 a 30 de abril. O Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez abrigará a exposição “Cia Matte Larangeira - Fragmentos da história de MS”, a partir das 20 horas no primeiro dia do evento.
A mostra reúne fotografias e documentos históricos que revelam o que a Companhia representou neste ciclo histórico da erva-mate do Estado. Parte do acervo documental e de imagens da Companhia Matte Larangeira é mantido pelo Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul responsável pela catalogação e guarda de documentos históricos do Estado.
O ciclo da erva-mate foi um importante movimento econômico da região sul de Mato Grosso que viria a se tornar o Estado de Mato Grosso do Sul. Este movimento se deu pela instalação da Companhia Matte Larangeira e teve inicio por volta de 1890. A exposição recupera parte desse momento histórico.