Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Cultura

Professor diz que bandeirante paulista foi um pobre descalço usado para escravizar e matar índios

17 de abril 2012 - 21h52 Por Redação Douranews
Professor diz que bandeirante paulista foi um pobre descalço usado para escravizar e matar índios
O livro intitulado “Heróis nos livros didáticos: bandeirantes paulistas”, de autoria de Manuel Pacheco Neto, professor adjunto da Faed (Faculdade de Educação) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), foi indicado pela Revista Nova Escola, de periodicidade mensal, na edição deste mês. O livro foi publicado pela Editora UFGD no segundo semestre de 2011 e está disponível para acesso gratuito no site da universidade.

A obra do pesquisador e professor da Faed consta na seção “Estante-formação”, espaço da revista dedicado a apresentar obras de relevância para a educação nacional, bem como para o trabalho do professor em sala de aula.

Heróis nos livros didáticos: bandeirantes paulistas” é fruto de uma pesquisa financiada pela Capes, que analisou livros didáticos de História escritos ao longo de 117 anos, chegando à conclusão de que o bandeirante herói é uma representação construída pela historiografia triunfalista, que dominou significativamente a produção de livros e manuais de uso escolar, ao longo de muitas décadas.

O trabalho demonstra que o desbravador paulista não foi um herói patriótico, mas sim um homem ordinário, condicionado por seu tempo e contexto, um caminhante pobre, descalço e maltrapilho, “que foi não um protagonista de atos heroicos, mas um ator histórico que protagonizou a escravização e a matança de indígenas, ocorridas em larga escala no Brasil Colonial”, como descreve o professor.

A indicação do livro do professor da Faed pela Revista Nova Escola insere a UFGD numa perspectiva de divulgação em grande escala, pois a revista em pauta é, de acordo com o professor Manuel Pacheco, seguramente, a mais conhecida do professorado brasileiro, sendo massivamente distribuída pela Editora Abril, em todo o território nacional.  A revista já pode ser encontrada nas bancas e nas escolas de todo o País.

Manuel Pacheco

O professor Manuel Pacheco Neto concluiu Doutorado em Educação em 2007, pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) depois de feito Mestrado em História pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 2002 e a Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados (1997).

Professor Adjunto da UFGD, atualmente ele é também o coordenador do Projeto de Pesquisa aprovado e financiado pelo CNPQ (2010/2012) intitulado "A teoria das Inteligências Múltiplas na produção de conhecimento e na docência em Educação Física" e ainda coordenador da área de Educação Física, no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na UFGD.