Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Cultura

'Toada para recolher rastros do céu' chega a Dourados

17 de março 2015 - 17h50 Por Redação Douranews
'Toada para recolher rastros do céu' chega a Dourados

O projeto “Entre Artes”, com apoio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), apresenta quinta-feira (19) e na sexta (20), em Dourados, a peça “Toada para recolher rastros do céu”. As apresentações acontecem nos dias 19, às 20h30, e 20, às 18 e 20h30, no Teatro da Caixa Preta, do Núcleo de Artes Cênicas da UFGD. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início do espetáculo.

A peça é uma adaptação do conto “O santo que não tinha os pés”, do escritor campograndense Reginaldo Costa de Albuquerque. O texto é originário do projeto intitulado “Entre Artes” que objetivou produzir um espetáculo em que o eixo dramatúrgico fosse gerido às poéticas literárias naturais de importantes autores da literatura sul-mato-grossense.

Ao embaralhar referências do interior mineiro e de Mato Grosso do Sul, a peça busca emergir a espacialidade rupestre que o autor do conto evoca ao narrar a história de um vaqueiro e sua labiríntica andança atrás de um suposto milagre repentino.  A trama segue os rastros desse sertanejo após ser iluminado por intervenções de outra ordem. A toada evidencia traços de um regionalismo forte, de um coloquialismo identitário com aspectos poéticos. 

O projeto foi idealizado pelo ator Paulo Porto, licenciado em Artes Cênicas pela UFGD e conta com atores de conhecimento artístico na região de Dourados: Rodrigo Alves, Alyson Felipe, Junior Souza e Paulo Porto. A direção é de Nill Amaral.