Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Cultura

Família Viegas realiza primeiro encontro domingo em Dourados

23 de dezembro 2015 - 12h51 Por Redação Douranews
Família Viegas realiza primeiro encontro domingo em Dourados

A Família Viegas vai promover, neste domingo (27), o primeiro encontro em Dourados. No total são mais de 2 mil integrantes que se tem conhecimento até agora, todos descendentes de Aureliano Luiz Viegas e Leonidas Ávila Viegas, que são os responsáveis pela vinda dos Viegas do Rio Grande do Sul para Dourados.

Aureliano participou ativamente da revolução federalista em 1893 no sul e no início de 1.900, a fim de proteger a família de novos conflitos, reuniu todos os filhos, noras e genros em uma grande comitiva montada em lombo de cavalos, atravessaram o Uruguai, Paraguai e entraram no país pela região de Amambai, onde veio a falecer. Seus familiares seguiram viagem e conseguiram chegar ao destino, que era Dourados e aqui se instalaram e formaram as famílias.

Aureliano deixou dez filhos (Jovino, Francisco, Antenor, Laurindo, José, Delicardêncio, Acácio, Alexandrinha, Hernestina e Brandina), todos nascidos no Rio Grande do Sul e que residiram em Dourados até o final da vida e integram o rol dos pioneiros do município. “Hoje, quando se fala em Viegas, pelo menos em Dourados e região, são todos parentes”, disse a presidente da comissão organizadora do encontro da família, Dinorá Fagundes Viegas.

Hoje integrantes da família são homenageados com nomes de bairro, escola e várias ruas na cidade, lembrando que o grande reduto dos Viegas era a Cabeceira Alegre.

O evento comemorativo, que acontece no ano em que Dourados celebra 80 anos de fundação, será realizado no salão dos Vicentinos, na região do Izidro Pedrozo, onde uma grande festa, com um almoço, está sendo preparada. “Será um encontro tímido neste primeiro, mas a intenção é melhorar cada vez mais para que a gente possa manter viva nossa história que, também representa grande parte da história de Dourados”, diz a organizadora.