Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Cultura

Família Viegas realiza Arraial no final de semana

06 de junho 2016 - 17h34 Por Redação Douranews
Família Viegas realiza Arraial no final de semana

A Família Viegas realiza neste fim de semana, sábado (11) e domingo (12), o I Arraial dos Viegas. Serão dois dias de muita festa e, principalmente, de confraternização entre os integrantes de uma das famílias tradicionais e pioneiras em Dourados. Os participantes poderão, também, levar convidados.

O evento acontece no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz no sábado após o almoço seguindo no domingo até ao início da tarde, e o propósito é de promover o resgate cultural, além de manter a tradição das barracas com produtos típicos dessa época (comida e bebida), além de artesanatos e, ainda, o sorteio de brindes.

No sábado a noite estará se apresentando o trio Lopes (Peu, Nayana e Dill) com muita música boa, além da quadrilha composta por membros da própria família. No domingo no horário do almoço será a vez da apresentação de Vanderlei Ramos, que vai levar a música raiz ao Arraial.

A Família Viegas que tem como meta a organização de uma entidade promoveu no fim do ano passado o I Encontro da família, reunindo integrantes de várias cidades do Estado. Para este ano, a comissão organizadora já está preparando o II encontro e com a expectativa de grandes novidades.

No total são mais de 2 mil integrantes da família em Mato Grosso do Sul e, todos descendentes de Aureliano Luiz Viegas e Leônidas Ávila Viegas, que veio para Dourados em meados de 1896, fugindo com sua família dos movimentos revolucionários no Rio Grande do Sul. A caravana era composta por mais de 50 pessoas e a viagem era feita no lombo de cavalos. Depois de passar pelo Uruguai e Paraguai, voltaram ao Brasil pela cidade de Amambai, onde Aureliano faleceu, mas comitiva seguiu até Dourados.

Entre os filhos de Aureliano que seguiram até Dourados e deram origem aos Viegas, estão Jovino, Francisco (Chico Viegas), Antenor, Laurindo, José, Delicardêncio, Acácio, Alexandrinha, Hernestina e Brandina (Branda). A partir deles passaram a integrar também os Viegas, famílias como Menezes, Martins e várias outras.