Menu
Buscarquinta, 23 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
28°C
cmd nao
Cultura

Dourados Brilha ganha destaque no Calendário Nacional do Turismo

26 outubro 2016 - 20h29

O Dourados Brilha, evento criado pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) e coordenado pela primeira-dama Cecília Zauith desde 2011 no Município, foi a única atividade natalina do Mato Grosso do Sul incluída no Calendário Nacional de Eventos de 2016, gerido pelo Ministério do Turismo. A inscrição, feita pela Semdes (Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável) foi aceita imediatamente. O Calendário com mais um evento de MS apenas, que é o Pantanal Extremo, realizado em Corumbá.

As atividades do Dourados Brilha começam no dia 1º de dezembro e seguem até o Natal. São atrações musicais, apresentações culturais, praça de alimentação, atividades esportivas, Árvore de Natal, Casa do Papai Noel e muitas luzes todas as noites. Milhares de pessoas se encontram todas as noites na praça Antônio João para assistir as apresentações e se confraternizarem. Todas as secretarias e autarquias ficam envolvidas no evento. O apoio dos empresários da cidade e do governo do Estado é fundamental para a realização da festa, informa a assessoria municipal de Comunicação Social.

Confira o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo

O Dourados Brilha está inserido no Calendário na categoria ‘Artístico/Cultural/Folclórico’ e classificado na modalidade tipo do fluxo turístico como regional. O Calendário Nacional de Eventos tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos nossos destinos, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar as viagens.

No Calendário do Ministério do Turismo, o Dourados Brilha está descrito como evento realizado no final do ano que “conta com uma extensa programação de atrações em todos os dias do mês de dezembro, incluindo apresentações culturais, praça de alimentação, parque infantil, casa do Papai Noel, pista de patinação, missa, cultos religiosos, premiações, homenagens aos pioneiros, árvore de natal de 12 metros de altura confeccionada com materiais recicláveis, entre outras atrações”.

“Estamos muito felizes por ter nosso evento no Calendário Nacional. Não temos dúvida de que é a melhor festa de Natal de Mato Grosso do Sul. As famílias douradenses e também da região são privilegiadas pelo nosso prefeito Murilo ter criado essa festa e se empenhar para mantê-la sempre com a mesma qualidade desde a sua primeira edição”, afirma Elizabeth Salomão, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Praça de alimentação

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, já deu início ao processo de seleção para a exploração dos 16 pontos da Praça de Alimentação, a ser montada na Avenida Presidente Vargas, durante as festividades natalinas, que este ano serão realizadas de 1 a 22 de dezembro. 30% dos espaços estão reservados para a Economia Solidária.

Os interessados em participar do evento deverão se inscrever entre os dias 16 e 17 de novembro, na Secretaria municipal de Cultura, localizada no Parque dos Ipês, na avenida Presidente Vargas, das 7h30 às 13h30. O pessoal da Economia Solidária se inscreve na mesma data na Central de Comercialização e Economia Solidária, na avenida Marcelino Pires, 235, no centro da cidade.