Um dos textos citados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) aplicado neste sábado (5) era do cantor e compositor sertanejo Renato Teixeira. No trecho, retirado de uma reportagem publicada em 4 de junho de 2012 na edição online do jornal "Folha de S. Paulo", o cantor e compositor afirmava que a música sertaneja não mudou: o que mudou foi o campo, que ficou mais tecnológico e rico. Empolgado com a abordagem da prova, ele comemorou.
“Quando o Enem me escolhe numa citação, para esclarecer um assunto que para mim é tão importante, é felicidade total. É muito gostoso ver que a coisa funcionou”, exalta o músico. Teixeira garante que sua felicidade não se trata de pouca modéstia. “Não é vaidade, não. Não é vaidade pessoal, mas é uma contribuição para a história e isso é uma coisa muito boa”.
Renato Teixeira é autor de músicas sertanejas como Romaria e Tocando em Frente. Suas canções foram regravadas por grandes nomes como Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa e foram temas de abertura de programas de televisão.
“A música não é uma coisa estagnada; é uma coisa contínua. A música acompanha a história. Então, se o campo muda, eu também mudo, a música, história e o comportamento mudam. E isso é um fenômeno da sociedade e não só do campo. O mundo está passando por uma mudança radical como quando inventaram a roda e o motor”, observou, em reportagem do portal G1.