A Paróquia São José Operário, em Dourados, terá um novo pároco a partir do dia 19 deste mês, quando o frei Bernardo Dettling passa oficialmente a responsabilidade ao frei Éterson Antonio Terce, ambos da OFM (Ordem dos Frades Menores). A posse será na missa das 19h. Além dos demais trabalhos junto à comunidade, o novo pároco terá consigo o desafio de reconstruir o prédio da igreja, que foi interditada pela Defesa Civil há dois anos.
Segundo publicação do Diário MS, essa é a terceira vez que o frei Éterson mora em Dourados. Ele nasceu em Urânia (SP) e desde que descobriu a vocação para o sacerdócio, passou por cidades de diversos Estados brasileiros, como Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina. Durante a vida religiosa, já participou de diversos projetos de responsabilidade pastoral vocacional à vida religiosa. Além de ter sido vigário paroquial da Fazenda Esperança, que trata dependentes químicos, em Rio Brilhante.
“Como padre temos que ter duas coisas essenciais, uma é a paciência e outra a atitude. Como eu estou assumindo agora estou exercendo a paciência. Mas, conheço o potencial e estou preparado para assumir as atividades. Para o desenvolvimento da pastoral é preciso um pouco de confiança e colaboração da comunidade”, afirmou o novo pároco.
Ele vai suceder o frei Bernardo, que é seu guardião religioso e esteve à frente da paróquia por 10 anos, desde 15 de dezembro de 2001. “Eu sempre comparo a uma fazenda. Se o velho pai não passa a administração da fazenda para o filho na hora certa, pode prejudica-la, por estar muito apegado”, afirmou. Ele ficou 13 anos no pantanal e oito em Cuiabá, antes de chegar a São José Operário. “Essa paróquia é a mais ativa, mais viva, mais dinâmica e também a mais exigente delas”, afirmou.
Apesar de passar a responsabilidade ao frei Éterson, o frei Bernardo não deve deixar a paróquia. “Depois de todos esses anos, eu me considero mais brasileiro do que alemão”, afirmou. Ele chegou ao Brasil em 1965, ou seja, há 47 anos e não pretende deixa-lo para voltar ao país natal.
O frei Étersonquer contar com o conhecimento do guardião para o trabalho de reconstrução da paróquia. “Eu fico tranquilo, porque vou contar com a experiência e a sensibilidade do frei Bernardo. Mas, precisamos também contar com o apoio da comunidade”, lembrou o novo pároco.