Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Prefeitura vai reorganizar o trânsito na rua Coronel Ponciano

13 de fevereiro 2012 - 13h22 Por Redação Douranews
Prefeitura vai reorganizar o trânsito na rua Coronel Ponciano

A rua Coronel Ponciano, uma das principais vias de ligação da avenida Marcelino Pires ao Distrito Industrial de Dourados e à BR-163, está recebendo melhorias. Está em fase de conclusão a restauração da malha viária e após essa etapa começa a reorganização do trânsito. Serão implantados sistema de sinalização vertical e horizontal e acessos à Secretaria municipal de Saúde e à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), segundo a assessoria de comunicação do Município..

O setor de trânsito da Prefeitura considera a Coronel Ponciano uma das vias mais movimentadas da cidade por oferecer acesso a vários bairros, como Jardim Guaicurus, Parque das Nações II, e também a empresas e órgãos públicos. Ao longo da rua ficam o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Detran, o prédio onde funcionam as principais repartições da Prefeitura, o estádio Douradão, a Secretaria municipal de Saúde, cemitério municipal e diversas empresas.

A previsão para os próximos meses é de movimento ainda maior já que estão em fase final de construção a UPA e o Instituto de Criminalística. Na mesma direção estão em obras mais quatro conjuntos residenciais,  Dioclécio Artuzi I e II e Harrison de Figueiredo I e II, com aproximadamente mil unidades habitacionais. O principal acesso a esses bairros será a Coronel Ponciano.

Devido à intensidade do tráfego atual e levando em conta a expectativa de crescimento para os próximos meses, a Prefeitura já elaborou o projeto para as mudanças no sistema viário. Uma delas é a construção de um retorno que vai permitir acesso à sede da Secretaria de Saúde e ao prédio da UPA, que ficam um em frente ao outro. Esse sistema vai garantir tranquilidade e segurança. Nesse retorno, conforme o projeto, será implantada a sinalização horizontal, vertical e eletrônica.

Todo o procedimento irá seguir as descrições e normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, com marcas, símbolos e legendas aplicados de forma clara e eficiente, para não causar qualquer dúvida aos motoristas, ciclistas e pedestres.

O projeto do retorno para acesso à Secretaria de saúde já está pronto e a obra em processo de licitação. Quanto à entrada da UPA, o acesso está integrado ao projeto do prédio e será concluído junto com a unidade. Nos demais trechos da rua, a Prefeitura vai ainda implantar a sinalização necessária, com a pintura de faixas para demarcar a pista e organizar o trânsito.