Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Nova sinalização da Eulália Pires garante espaço dos ciclistas

02 de julho 2012 - 17h32 Por Redação Douranews
Nova sinalização da Eulália Pires garante espaço dos ciclistas

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) de Dourados concluiu o trabalho de sinalização da rua Eulália Pires, recentemente recapeada pela Prefeitura numa extensão de 2,5 km. A sinalização surpreendeu pela beleza e funcionalidade. Feita com recursos próprios, a recuperação da Eulália contempla os moradores de toda a região entre a Avenida Marcelino Pires e a Vila Cachoeirinha, na altura da rua Osmar Leite.

A reposição de placas e a pintura de sinalização horizontal [com faixas e sinais de alerta pintados no asfalto], principalmente nas ruas de maior fluxo e onde a Prefeitura recuperou o asfalto, é um trabalho que tem recebido elogios de muitas pessoas que utilizam o trânsito na segunda maior cidade do Estado. “As ruas têm ficado mais bonitas e seguras”, disse o serralheiro Rafael Maldonado.

No caso da Eulália Pires, a ciclovia existente na rua foi mantida na forma de ciclofaixa, com a pintura de uma sinalização bem explicativa. Uma faixa vermelha separa o espaço dos ciclistas da pista de rolamento para veículos automotores. Segundo a Agetran, a guia também será pintada de vermelho.

“Essa sinalização mostra aos condutores que a área é exclusiva para os ciclistas e não pode ser invadida em hipótese alguma, seja para estacionar ou trafegar”, disse Sérgio Mondadori, diretor de trânsito da Agetran. Quem desrespeita a sinalização comete infração gravíssima.

Outras medidas de segurança também foram adotadas. Em alguns cruzamentos da Eulália Pires, há saliências no asfalto. Nesses locais, foram pintadas faixas refletivas nas depressões, semelhantes a dos quebra-molas. “É uma sinalização de cautela para o motorista não danificar o próprio veículo”, disse Sérgio Mondadori.

Sinalização

A sinalização das ruas de Dourados atende determinação da administração municipal para melhoria do tráfego e segurança nas ruas de Dourados. A próxima etapa de sinalização vai atender as ruas Presidente Vargas e Bela Vista. No início desta semana as equipes concluíram a sinalização horizontal e iniciaram a implantação da sinalização vertical da Monte Alegre, que também já foi recapeada.