Durante assembleia realizada na manhã desta sábado (07), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran), a presidenta Karine Segatto fez uma apresentação das principais atividades desenvolvidas pela diretoria da entidade no período de abril de 2011 a julho de 2012.
Também foram aprovadas as filiações de Andre Luiz Albuquerque Vasconcelos, Luiz Jonathan Radai e Moises Conquista da Silva e realizada a mostra do quadro de controle das mensalidades e do balanço financeiro, que seguirá para avaliação do Conselho Fiscal, pelo tesoureiro Luis Carlos Luciano.
Entre os encaminhamentos esteve a criação de uma comissão para campanha de filiação, a necessidade de uma reunião de Diretoria para planejamento das atividades do segundo semestre e a decisão de promover uma assembleia específica sobre o estágio, buscando maior presença de filiados, estudantes e professores.
Resumo atividades
- Curso de Jornalismo na UFGD: Mobilização para aprovação do curso de Jornalismo como prioridade na expansão da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FACALE/UFGD), com possiblidade de implantação em 2014;
- Concurso da Câmara de Vereadores: Reuniões e documentos para que a vaga de jornalista respeitasse a carga horária da jornada de trabalho e exigisse no mínimo registro profissional definitivo.
- PEC 33 dos Jornalistas: Trabalho permanente que já contou com abaixo-assinado (858 assinaturas) enviado para senadores e deputados de MS, criação do blog www.diplomaproveja.blogspot.com, diversas mobilizações para colocar o projeto em pauta, ser votado e mais recentemente para garantir quorum de senadores que viabilize a votação em segundo turno no Senado antes do recesso (até 12 de julho) e articulação dos filiados e internautas por meio de mensagens nos endereços de e-mails, facebook e blog com matérias, boletins e artigos sobre a importância do projeto.
- Piso Nacional: Indicação do deputado federal Geraldo Resende para compor a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas, envio de notícias e informações nos e-mails dos filiados e abaixo-assinado em conjunto com o SindjorMS (em andamento).
- Acordos Coletivos de Trabalho: negociação entre Sindicato e cada empresa (TV Morena, RIT, Dourados News e Diário MS) com cláusulas sobre remuneração e benefícios trabalhistas, em andamento para os acordos de 2012, mas com pisos do ano passado de R$ 1.024,25 a R$ 1.728,10.
- Estágio: Consultas a FENAJ, aos Acordos Coletivos de Trabalho de outros Estados e a Legislação da área, além de requerimentos a Unigran, CIEE e IEL (10/04/12), que não foram respondidos, solicitando informações sobre os convênios vigentes, a identificação dos estudantes, das empresas e das instituições de ensino envolvidas e cópia dos termos de compromissos.
- Combate à violência contra jornalistas: Frente ao assassinato do jornalista Paulo Rocaro (12/02/12), o Sinjorgran realizou o envio e-mails para a categoria com as primeiras notícias sobre o caso, nota de falecimento, fez atendimento a imprensa regional, nacional e internacional, esteve presente no velório e conversou com jornalistas de Ponta Porã, elaborou em parceria com SindjorMS e FENAJ a “Carta aberta aos órgãos de segurança e às autoridades de MS” (16/02/12), documento remetido pelos Correios a instituições de segurança e representantes políticos, enviou mensagem para a audiência pública (09/03/12) sobre “Violência contra a Imprensa e seus Profissionais”, realizada na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Alcides Bernal, faz acompanhamento do caso e clipping da repercussão na mídia até hoje e apoia o projeto encabeçado pela FENAJ para federalização dos crimes contra jornalistas.
- Rotina: As atividades do dia-a-dia da Diretoria envolveram reuniões, representação em eventos e em comissões de julgamento de prêmios, novas filiações, controle das mensalidades, encaminhamentos de pedidos pela Carteira Nacional de Jornalista, fornecimento de informações sobre os procedimentos para o registro profissional de jornalista junto ao Ministério do Trabalho, manutenção do blog http://sinjorgranms.wordpress.com, informes para a FENAJ sobre demissões, práticas antissindicais e demais ocorrências, e atendimento as exigências do Ministério do Trabalho quanto ao Sindicato como atualização dados perenes no sistema e das informações sindicais e cadastro dos Acordos Coletivos de Trabalho.