As atividades em grupo, o contato com outras pessoas e acompanhamento nas áreas social, de saúde e jurídica são os principais fatores que mais tem atraído os idosos às entidades que oferecem atendimentos para esse grupo da população. No Parque das Nações I Plano, a Prefeitura de Dourados está construindo mais um CCI (Centro de Convivência do Idoso). Até agora, pelo menos 200 idosos já se cadastraram para frequentar o local.
A assistente social Enedir Palombo Macena, que coordena o cadastro, informou que a expectativa de integrantes da terceira idade em torno do funcionamento do novo CCI é grande. Muitos deles, mesmo antes de a obra ser concluída, já sugerem atividades e datas para a realização de eventos. Outros dizem que vão aguardar o funcionamento para encaminhar seus problemas e aguardar soluções.
O CCI do Parque I, em fase final das obras, está sendo construído com recursos federais, obtidos através de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende (PMDB), e se localiza em um ponto estratégico, ao lado da unidade de saúde e próximo a outros bairros, como o João Paulo II, Vila Guarani e Jardim Márcia, naquela região.
De acordo com a coordenadora, idosos de várias outras regiões, até mesmo do Jóquei e Parque II, têm feito inscrições. Ela acredita que o público possa ser igual ou superior ao do CCI que já funciona no Jardim Água Boa.
No CCI “Andre’s Chamorro”, que fica na rua Cafelândia, são mais de 1.400 pessoas que participam de atividades diversas, incluindo ginástica, alongamento, aulas de canto, dança, instrumentos musicais, jogos de dama, xadrez, dominó e bocha, além das atividades desenvolvidas por entidades parceiras como as universidades. Tem ainda, entre outras, a assistência na saúde e jurídica, através de encaminhamentos de aposentadorias.
Para Enedir Palombo, a maioria dos idosos que busca o Centro de Convivência enfrenta problemas de depressão, por conta da solidão, da incompreensão dos familiares e da ociosidade. A partir do momento em que começam a participar no CCI, passam a conviver com outras pessoas que tem as mesmas dificuldades, dividem suas dores, se interessam por alguma atividade e voltam a se sentir úteis.