Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Dourados

TST diz que informatização da Justiça do Trabalho acaba com carimbos

22 de fevereiro 2013 - 22h36 Por Redação Douranews
TST diz que informatização da Justiça do Trabalho acaba com carimbos

O presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro João Oreste Dalazen, disse nesta sexta-feira (22), em Dourados, ao presidir o ato de instalação do PJe (Processo Judicial eletrônico) que o Município passa a interagir com 330 Varas do País e que, com esse sistema, “começamos a dar adeus aos autos de processos físicos e aos carimbos”.

Antes do longo discurso proferido por Dalazen, a advogada Liziê Eugênia Bosio protocolou, eletronicamente, a primeira inicial de uma ação trabalhista, procedimento que durou cerca de dois minutos e que, pelo modelo antigo, poderia levar até oito horas. O agendamento da audiência desse procedimento, para o dia 29 de abril, como registrou o terminal, mostra a sobrecarga de processos “que nós estamos combatendo dia-a-dia, com ações como a instalação do PJe”, observou o presidente do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho.

Os avanços que estão sendo implementados em todos os Tribunais do Trabalho do País, segundo o ministro presidente do TST, entretanto, ainda esbarram nas dificuldades de sincronização das ações. “A Justiça brasileira ainda é um arquipélago”, admitiu Dalazen. São mais de 40 sistemas operacionais diferentes, envolvendo variadas instâncias e que não se comunicam. “Com esse ato, estamos proclamando a modernidade na Justiça do Trabalho e a integração, inicialmente, consigo mesma, para atingir, numa próxima etapa, a integração com os Correios, com a OAB, o Ministério Público, a Receita Federal”, citou o presidente.

O ministro do TST e o presidente do TRT/MS foram recepcionados, em Dourados, pelo prefeito Murilo Zauith e a diretora do Foro Trabalhista local, Izabella de Castro Ramos. O presidente da OAB Felipe Azuma representou expressiva parcela de operadores do Direito presentes na solenidade. Pela Câmara de Dourados, compareceu ao evento o vereador Marcelo Mourão (PSD).