A vereadora Virginia Magrini (PP) visitou o bairro Estrela Hory, na periferia de Dourados, criado durante a gestão do ex-prefeito Laerte Tetila (PT) com o objetivo de abrigar famílias de indivíduos com deficiência física ou mental, oferecendo acessibilidade a essas pessoas. Em visita ao local, a vereadora constatou que essa finalidade ficou apenas no papel.
Diante do que considerou ‘descaso’ com essas famílias, a parlamentar prometeu, depois de convidada pelo jornalista Rozemergue Marques a conhecer a realidade do conjunto residencial, acionar o MPE (Ministério Público Estadual) e denunciar o abandono e falta de condições mínimas de sobrevivência enfrentadas por aquela comunidade.
“Esse bairro está funcionando como ‘um depósito de pessoas’ menos favorecidas e com algum tipo de deficiência. O projeto foi criado para dar suporte, facilidades e acessibilidade a esses indivíduos. Eles não podem continuar nessa situação de abandono e descaso com a vida. Alguma medida deve ser tomada com urgência”, enfatizou a vereadora.
O conjunto habitacional Estrela Hory foi criado em 2003, com a construção de 96 casas, sendo que destas, 25% foi destinado para pessoas com algum tipo de deficiência.
“A pessoa já enfrenta obstáculos cominados pela vida, ela não pode lutar agora contra barreiras impostas pela administração pública. O bairro, em nenhum momento, possibilita as condições que essas pessoas precisam. São ruas esburacadas, casas sem projetos adequados e sem adaptação necessária”, conclui Virginia Magrini.
Segundo alguns moradores, as pessoas são mantidas no interior de suas residências por anos, já que seu estado físico ou mental não permite que possam viver livremente.
“Entendo que essas pessoas estão sendo desrespeitadas, e tendo o direito básico de cidadão ferido. Não se pode admitir que devido a um problema de saúde, pessoas iguais a nós sejam excluídas da sociedade. Enquanto o mundo todo trabalha pela inclusão, Dourados vive em estado de exclusão”, conclui a progressista. Com assessoria