Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Dourados

Prefeitura abre canal para população se manifestar sobre transporte coletivo

28 de maio 2013 - 21h52 Por Redação Douranews
Prefeitura abre canal para população se manifestar sobre transporte coletivo

A Prefeitura de Dourados abre, a partir desta quarta-feira (29), um canal para que a população apresente sugestões sobre o transporte coletivo urbano. No site oficial da Prefeitura, www.dourados.ms.gov.br haverá um espaço para o envio de sugestões, que ficará aberto até o dia 15 de junho. A consulta à população é mais uma etapa do projeto de remodelação do sistema de transporte público da cidade, e que já teve pesquisa entre os passageiros e uma audiência pública, realizada na noite desta segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores.

Após o dia 15, todas as sugestões serão classificadas e reunidas às que foram colhidas através do diagnóstico do transporte coletivo feito por pesquisadores durante uma semana em Dourados e as opiniões das pessoas que participaram da audiência pública.

Depois dessa etapa será elaborado um projeto operacional, incluindo mudanças do atual modelo de transporte coletivo de Dourados. Para elaborar o projeto, a Prefeitura contratou a empresa Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, de Caxias do Sul/RS, que também fez o diagnóstico do atual modelo de transporte público existente na cidade.

Edson Marchioro acredita que até o começo de setembro o projeto final esteja pronto e dessa forma a Prefeitura poderá publicar a minuta para a concorrência pública, já que a concessão da empresa Medianeira vence neste ano. O objetivo é que até o início de 2014, Dourados coloque em prática o novo sistema de transporte público.

Audiência pública

Durante a audiência pública, o arquiteto e urbanista Edson Marchioro fez a explanação do resultado da pesquisa sobre o transporte coletivo, realizada em abril. “Ninguém está satisfeito com o atual modelo, tanto a população, como o poder público e a empresa de concessão”, resumiu.

Atualmente, 320 mil passageiros pagantes utilizam o transporte coletivo por mês em Dourados, um número pequeno diante da população e quilometragem feita diariamente. O resultado disso é a falta de rentabilidade, que reduz a qualidade dos serviços prestados à população, segundo ele.

O relatório aponta ainda que 40% da população que utiliza o transporte coletivo é isenta ou paga meia tarifa, no caso dos estudantes. Foram entrevistadas 2.100 pessoas durante uma semana. Além de opinião sobre a situação atual, a pessoa também pode fazer sugestões para melhorar.

Participaram da audiência pública, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos, o vice-prefeito Odilon Azambuja que representou o prefeito Murilo, os secretários Luis Roberto de Araújo (Serviços Urbanos), José Jorge Filho (Governo) e Walter Carneiro Junior (Fazenda). O presidente da Câmara Idenor Machado e outros 12 vereadores estavam presentes. O público foi formado por moradores e outras autoridades ligadas ao trânsito.