Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Vereador comemora publicação da Lei do Bom Vizinho

29 de maio 2013 - 22h22 Por Redação Douranews
Vereador comemora publicação da Lei do Bom Vizinho

Lei de autoria do vereador Cirilo Ramão (PTC) traz alívio para moradores que hoje convivem com problemas de som alto. Denominada ‘Lei do Bom Vizinho’, a proposta tem base na Lei nº 1.067, de 28 de dezembro de 1979 que institui o Código de Posturas do Município e altera e complementa a Lei n° 2.016 de 24 de outubro de 1995, que dispõe sobre ruídos e proteção do bem-estar e do sossego público. A lei foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (27) em Dourados.

Com a finalidade de conter abusos, principalmente no que diz respeito ao som em volume alto, a Câmara de Dourados aprovou projeto de lei complementar de autoria do vereador Cirilo Ramão que altera o Código de Posturas do Município.

O vereador salienta que “a Lei do Bom Vizinho visa contemplar toda a sociedade douradense que constantemente tem presenciado reclamações, denúncias, contendas e morte entre vizinhos, lembrando fato ocorrido em 2007, quando uma família, incluindo duas crianças, foi assassinada por reclamar do som em volume alto na casa vizinha”. O comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencareck, diz que em média são registrados 15 denúncias de som alto por final de semana.

A pena prevista é o recolhimento de multa no valor de 20 Uferms, correspondente a R$ 354,20, na primeira ocorrência e, em caso de reincidência, 40 Uferms, ou R$ 708,40, e apreensão do aparelho de som ou do veículo. As denúncias podem ser feitas na Guarda Municipal, através dos números 199 ou 153 e pelo 190 da Polícia Militar.