Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Empresário douradense recebe a mais alta patente do Japão

19 de julho 2013 - 20h10 Por Redação Douranews
Empresário douradense recebe a mais alta patente do Japão

O governo do Japão publicou, em abril deste ano, a lista dos estrangeiros condecorados na Primavera de 2013. Entre os seis brasileiros que receberam a comenda ‘Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata’, considerada a mais alta patente para os japoneses, está o douradense Kosuke Ono. O comerciante, proprietário da Casa Ono, estabelecida na avenida Marcelino Pires, no centro da cidade, desde 1953, veio para o Brasil juntamente com os imigrantes do início do século XX.

Kosuke Ono, com 80 anos de idade, já presidiu a colônia japonesa por seis vezes em Dourados e três vezes no Mato Grosso do Sul. Também já recebeu os títulos de Cidadão douradense e sul-mato-grossense.

Autoridades da colônia nipônica, dirigentes de entidades da cidade e região e lideranças empresariais e políticas do Município vão homenagear Ono neste sábado (20), durante cerimônia que será realizada na sede social do Clube Nipo Brasileiro, na avenida Weimar Torres, esquina com Toshinobu Katayama. O comerciante vai apresentar a honraria, outorgada pelo imperador Akihito, que recebeu, oficialmente, no final de junho, em São Paulo.

Além dele, foram homenageados mais cinco brasileiros: Susumo Miyao e Kazoshi Shiraishi com a mesma comenda e ainda Hitoshi Yamaguchi, com a Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro e Prata, e Akira Honma e Honjo Katsumasa, ambos com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço. A homenagem do imperador se dá pelos relevantes serviços prestados ao país ou à nação japonesa.

Para o presidente do Clube Nipo Brasileiro de Dourados, Sílvio Nasu, essa homenagem prestada ao principal líder regional da colônia simboliza o reconhecimento do imperador e vem coroar a destacada atuação de Kosuke Ono à frente das entidades por onde passou e, principalmente, por cultivar os laços de fraternidade e amizade com os pioneiros que aportaram nesta região no século passado.