Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Dourados

Entidades emitem nota de repúdio sobre agressão a jornalista

30 de julho 2013 - 13h44 Por Redação Douranews
Entidades emitem nota de repúdio sobre agressão a jornalista

Depois da notícia divulgada sobre a agressão sofrida pela jornalista Thalyta Andrade, durante trabalho de reportagem com manifestantes que ocupam a Câmara de Dourados desde o começo do mês, as duas entidades que representam a categoria, o Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados) e o CID (Clube de Imprensa de Dourados), divulgaram ‘nota de repúdio’.

Veja a íntegra da nota:

"Nota de repúdio

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran) e a presidência do Clube de Imprensa de Dourados (CID) repudiam a agressão ocorrida na tarde desta segunda-feira, 29 de julho de 2013, tendo como vítima a jornalista Thalyta Andrade, praticada por alguns membros que se diziam representantes do Movimento Popular Passe Livre – Dourados, na Câmara de Vereadores.

O Sinjorgran tem o dever estatutário de defender o livre exercício da profissão de jornalistas resguardando ampla independência e liberdade de pensamento e ação.

Qualquer tipo de agressão que busque censurar, cercear ou intimidar o trabalho jornalístico deve ser veemente denunciado para que a liberdade de imprensa em nenhum momento seja ameaçada.

Lamentamos que essa violência tenha tido origem em um Movimento que afirma buscar reivindicações por vias democráticas e ressaltamos que possíveis insatisfações referentes a publicações de origem noticiosa devem ser tratadas pelos meios legais, não pela violência contra o profissional, ainda mais antes mesmo que a informação tenha sido publicada, lembrando a censura prévia da Ditadura Militar, período lamentável na história do Brasil.

Ressaltamos ainda, a importância do fortalecimento da categoria de profissionais jornalistas por meio do Sindicato, para que em momentos de ameaça ao exercício profissional como esse, a entidade seja o canal representativo legítimo frente a intimidações de qualquer natureza. Lembramos ainda que é necessário equilíbrio na cobertura das pautas e que devemos ter o Código de Ética como nosso guia.

Dourados-MS, 29 de julho de 2013

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados – Sinjorgran

Clube de Imprensa de Dourados"