Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
Dourados

Instituições começam coletar dados para atualizar Perfil Socioeconômico

15 de agosto 2013 - 11h04 Por Redação Douranews
Instituições começam coletar dados para atualizar Perfil Socioeconômico

A Prefeitura de Dourados iniciou, em parceria com o IPF (Instituto de Pesquisa Fecomércio de Mato Grosso do Sul), a elaboração do novo PSED (Perfil Socioeconômico de Dourados), versão 2012/2013. Os estudos estão em andamento, mas o termo oficial de parceria entre as instituições que o elaboram foi assinado na noite de segunda-feira (12), na sede do Sindicom (Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados), que coordena as ações.

A Prefeitura de Dourados é parceria do trabalho, juntamente com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), Anhanguera/Uniderp, Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Embrapa Agropecuária Oeste e Sebrae/MS.

A secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável Neire Colman, que assinou o termo de parceria, lembra que o Perfil é um instrumento de consulta muito importante para planejamento público e privado, facilitando análises das empresas que estudam investimento em Dourados. “O prefeito Murilo tem trabalhado forte para promover a geração de emprego e melhoria da renda da população e para isso buscamos sempre novos investimentos privados”, afirmou a secretária.

Cada parceiro disponibilizará dados para a construção do PSED/2013. A Prefeitura, além de fornecer dados e promover a articulação, ficou responsável pela formatação, criação, diagramação e editoração do material, que será disponibilizado em DVD. O Instituto Fecomércio disponibilizará um técnico (economista) para coordenar a construção.

A UFGD, Uems, Unigran e Anhanguera indicam um professor cada uma para fazer parte da equipe técnica. As universidades também disponibilizam acadêmicos para auxiliar a equipe técnica. A Embrapa e o Sebrae, além de fornecer dados, disponibilizam representantes para servir de intermediários na articulação das informações.

O gestor técnico será o professor mestre Enrique Duarte Romero, com apoio da professora doutora Jaqueline Severino Costa, ambos da UFGD.