Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Dourados

Fórum de Dourados acumula mais de 35 mil processos

15 de setembro 2013 - 13h14 Por Redação Douranews
Fórum de Dourados acumula mais de 35 mil processos

Mais de 35 mil processos acumulam nas Varas da Justiça em Dourados, 13 anos depois da publicação da Lei 2.049/99 em que o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) determina a instalação de 15 varas na comarca de Dourados. A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) reiterou esta semana o pedido de instalação de novas quatro varas para reforçar o trabalho das 11 atualmente instaladas na comarca.

“O acúmulo de processos tem gerado uma lentidão na Justiça que prejudica não apenas os advogados, mas principalmente o cidadão que amarga por anos a fio aguardando uma decisão. Não podemos mais admitir uma situação dessa, onde uma lei do século passado ainda aguarda para ser implementada”, reclama o presidente da Ordem no Estado, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

De acordo com o presidente, as novas varas seriam distribuídas em uma vara de competência criminal, uma de competência cível bancária e mais duas de competência cível residual. Como exemplo, a OAB cita que em uma única vara da cidade, a 7ª Vara Cível, o número de processos acumulados chegou a 5.662.

Para o presidente da Subseção da OAB em Dourados, Felipe Cazuo Azuma, a situação já chegou ao limite. “A reclamação da morosidade na Justiça é generalizada e constante. Mesmo os juízes da Comarca reclamam da grande carga de trabalho”, relata Azuma.

O relatório mensal da publicação da Produtividade da Serventia e Magistrado, do TJMS mostra que a Comarca de Dourados apresentou, em junho desse ano, o total de 35 mil processos em andamento. Neste ano, o pedido da instalação das novas varas foi reforçado em abril, pelo presidente da OAB/MS, acompanhado de autoridades de Dourados e pelo presidente da Subseção local.