Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Dourados

Ao premiar frases da Semana da Pátria, Murilo fala de gastos com educação

26 de setembro 2013 - 20h12 Por Redação Douranews
Ao premiar frases da Semana da Pátria, Murilo fala de gastos com educação

A Prefeitura de Dourados investe 31% da arrecadação própria em educação, seis pontos percentuais a mais do que o montante mínimo estipulado em lei, que é de 25% do orçamento. A afirmação foi feita pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) ao participar, na manhã desta quinta-feira (26), da entrega de prêmios a dez alunos de escolas municipais, vencedores do concurso de frases alusivas à Independência do Brasil.

Murilo se declarou “orgulhoso” com o resultado do concurso de frases feito nas escolas municipais. Segundo ele, a qualidade das frases selecionadas retrata que a atual administração está no caminho certo ao investir 31% da arrecadação na educação. “Como administrador, nós temos um foco e esse foco é a educação”.

O prefeito disse que em Dourados a determinação é trabalhar por uma educação plena, parceira dos pais na criação dos filhos. “Investimos e vamos continuar ampliando os investimentos, para garantir a qualidade no ensino, escolas com estrutura física adequada, valorização do profissional e igualdade a todos os mais de 27 mil alunos”.

Na presença de pais dos alunos premiados, de professores e diretores das escolas, Murilo citou a qualificação dos profissionais e pagamento do piso nacional e mais regência aos professores; reforma de escolas e a implantação do uniforme, que a cada ano é incrementado com um novo item.

De acordo com o prefeito, primeiro foram as camisetas, depois o agasalho no ano passado, a mochila neste ano e para o ano que vem a intenção é incluir um par de tênis no kit de uniforme escolar. “Queremos todos os nossos alunos com as mesmas condições de irem para a escola, para se dedicarem aos estudos, sem que um tenha mais condições que o outro”, afirmou.

Murilo lembrou também o envolvimento efetivo dos pais no processo escolar através da APM (Associação de Pais e Mestres). A atual administração adotou o sistema de repasse de recursos para as APMs, para que, juntamente com a direção das escolas, possam gerenciar a compra da merenda. “A criança passa grande parte do tempo na escola, por isso tem que se sentir bem lá”, disse.

Outros investimentos na educação citados pelo prefeito foram os programas voltados para a área esportiva e cultural, que promove a socialização da criança e vários outros benefícios. Entre esses programas, Murilo citou o Mais Educação, o Segundo Tempo e o Nace, que são disponibilizados para o aluno fazer atividades no contraturno das aulas normais.

Premiação

Dez alunos da Rede Municipal de Ensino receberam a premiação do concurso simplificado de frases alusivas ao Dia da Independência do Brasil. Uma das frases, produzida pela aluna Danielly Franco Campos, do 5º ano B da Escola Rosa Câmara, foi escolhida pela comissão julgadora para ser o slogan da programação da Semana da Pátria.

A premiação aconteceu no auditório José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal), com a presença da secretária de Educação Marinisa Mizoguti e do vice-prefeito Odilon Azambuja. O prêmio foi um jogo pedagógico para cada estudante que teve a frase escolhida.