Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Encontro na Câmara vai comemorar o mês do livro em Dourados

22 de outubro 2013 - 14h24 Por Redação Douranews
Encontro na Câmara vai comemorar o mês do livro em Dourados

A Câmara de Dourados instituiu no calendário municipal o mês de outubro como o “Mês do Livro”, a ser comemorado anualmente, com o propósito de discutir em palestras, apresentações e eventos, a importância do ato de ler para a formação de leitores críticos, sendo o livro destacado como principal instrumento de leitura e ao alcance de todas as classes sociais.

Por conta dessa iniciativa, a partir de aprovação do vereador Dirceu Longhi (PT), várias atividades serão desenvolvidas em algumas escolas da cidade, durante a ‘Semana do Livro’, estipulada entre os dias 28 deste mês a 1 de novembro. Na quinta-feira (31), acontecerá encontro na Câmara de Vereadores, com participação de estudantes, professores, escritores e sociedade para debater sobre a importância do livro e seu espaço no mundo digital.

A escolha do mês de outubro baseia-se no fato de as principais datas comemorativas ao livro coincidirem nesse mês: Dia Internacional do Livro (7) e Dia Nacional do Livro (29). Apresentações como recitação e outras que enfatizem a importância da leitura também estão previstas nessa programação.

“A instituição no calendário municipal de um mês dedicado ao livro, à sua leitura, é de extrema relevância no incentivo e na promoção da leitura, de títulos literários de autores nacionais e regionais. Promover a leitura do livro é o contrapeso necessário para devolver o lugar de destaque que ele vem perdendo para a internet”, explica o vereador Dirceu.

“Esse projeto justifica-se na importância de incentivar o hábito da leitura na escola e, principalmente, fora dela”, explica Dirceu, propondo a criação de espaço de promoção do livro, identificando seus benefícios e reiterando seu caráter transformador. “Nossas crianças e jovens precisam ser instigados a ler, ler o mundo, ler as palavras, ler as entrelinhas, em resumo, ler livros”, diz, afirmando que “é compromisso de toda a sociedade, incentivar o hábito da leitura, o desenvolvimento intelectual e cultural dos jovens e crianças”.

A ‘Semana do Livro’ constitui-se em atividades de “contação” de estórias para o resgate histórico da leitura e disseminação do folclore e crendices; explanação da importância do ato de ler; doação de livros e evento sobre o livro e a importância da leitura. O público-alvo são crianças e adolescentes em idade escolar.

Os eventos contam com as parcerias das universidades, empresas públicas e privadas, da Academia Douradense de Letras e Secretaria municipal de Educação.