Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Dourados

Comissão discute papel de Antônio João na história de Dourados

25 de outubro 2013 - 18h10 Por Redação Douranews
Comissão discute papel de Antônio João na história de Dourados

A Comissão de Revisão Histórica criada em Dourados vai promover neste sábado (26), a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Comerciários de Dourados, uma palestra com a participação da pesquisadora Camila Cremonese Adamo, que vai abordar o tema “Fronteira, mitos e heróis: a criação e apropriação da figura do Tenente Antônio João Ribeiro no antigo sul de Mato Grosso”.

Um dos assuntos mais discutidos nos encontros da comissão envolve a presença do tenente Antônio João como figura central da bandeira do Município, na condição de principal herói da história da cidade. Nesse aspecto, Camila vai abordar as questões que levaram o militar a tornar-se o herói símbolo de Dourados.

A principal praça de Dourados leva o nome dele, e ainda ostenta uma estátua em sua homenagem. Igualmente, no brasão oficial do Município, foi inscrita a frase, em letras maiúsculas, “Terra de Antônio João”, para apresentar a cidade.

“Por que esta ligação, como os acontecimentos de 29 de dezembro de 1864, na Colônia Militar dos Dourados, acabaram sendo relacionados com a cidade de Dourados?”, indaga a pesquisadora, acrescentando que “em um primeiro momento, há a constatação de que não há ligação direta entre esses dois elementos; no entanto, é bastante peculiar a aproximação de tais eventos, em especial, a dinâmica adotada para incorporar o Tenente Antônio João Ribeiro como um herói do município, aproveitando-se de sua repercussão regional e nacional, principalmente nos meios militares”.

De acordo com Camila, também não é incomum encontrar quem questione essa ligação, causando estranheza em quem conhece os acontecimentos da Guerra do Paraguai e os veja relacionados com a história da cidade de Dourados. Até o momento, segundo ela, não existiam pesquisas que se propusessem a explicar como surgiu essa ligação e que elevou Dourados à “Terra de Antônio João”.

Para Camila Cremonese Adamo, um dos caminhos para tais observações é a frequente confusão que se instalou dentro da historiografia mato-grossense, que, direta ou indiretamente, associou, ao longo do século XX, o município de Dourados e a Colônia Militar dos Dourados, apesar da não relação direta existente entre ambos. Para entender a questão, além das publicações da historiografia mato-grossense, foram utilizadas atas de um grupo criado em Dourados, na década de 1940, chamado Centro Cívico Antônio João e publicações do periódico O Douradense, também editado na mesma época. Por último, são também analisados os monumentos existentes na região que abrange as proximidades da antiga Colônia Militar dos Dourados, em especial, nos municípios de Dourados e Antônio João.

A pesquisadora Camila Cremonese, atualmente em Cascavel/PR, foi convidada a proferir a palestra para os integrantes da Comissão de Revisão Histórica de Dourados, por se tratar de uma estudiosa do tema.

O presidente da Comissão, professor Carlos Magno Mieres Amarilha, considera importante a presença de historiadores, acadêmicos, pioneiros e descendentes e demais interessados no assunto nesse debate. A reunião no Sindicato está prevista para acabar por volta do meio-dia.