Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Dourados

Encaminhados os primeiros 30 projetos de casas na zona rural

07 de novembro 2013 - 19h54 Por Redação Douranews
Encaminhados os primeiros 30 projetos de casas na zona rural

A Prefeitura de Dourados entregou na manhã desta quinta-feira (7) a documentação de 30 pequenos produtores que serão contemplados pelo programa PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural). A solenidade, com a presença dos contemplados ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária.

A documentação foi entregue ao presidente da entidade Conssol (Consórcio Solidário) Áureo Silva, que construirá as casas. Na terça-feira ele dará entrada dos processos no Banco do Brasil, que disponibilizará os recursos. A meta é lançar o projeto ainda em dezembro para início das obras em janeiro.

Os produtores passaram na primeira fase de avaliação e praticamente todos devem ser aprovados também na avaliação do Banco do Brasil. Um dos produtores a serem contemplados é Josias Vieira Lopes, de 66 anos. Ele mora com a mulher Evangelista, de 44 anos, em um barraco no sítio de 15 hectares que possui no distrito de Itahum. “Estou muito feliz de ganhar a casa nova; meu barraquinho tá quase caindo”, comentou.

Na solenidade, com a presença também do superintendente regional do Banco do Brasil em Dourados Paulo Sérgio Belmonte Gomes, o secretário de Agricultura Landmark Ferreira Rios pediu mais um pouco de paciência aos agricultores com a burocracia. “É tanto papel, eu sei disso, mas tem que ter persistência; a primeira etapa já foi vencida”.

Landmark disse aos agricultores que o prefeito Murilo Zauith (PSB) pediu toda a atenção da administração com a zona rural. O fato foi confirmado pelo secretário de Planejamento Gerson Schaustz. “O prefeito Murilo quer programas habitacionais contemplando todos os distritos; já encaminhamos projetos para isto. Temos também outras obras em andamentos em todos os distritos”, afirmou o secretário aos agricultores presentes.

O presidente da Conssol explicou que cada casa terá 46,50 m², será coberta de telhas e bem estruturada. Do custo total da obra, 96% será bancado pelo governo federal. O produtor vai pagar apenas quatro parcelas anuais de R$ 285 pela moradia.

A prefeitura e o governo do Estado vão pagar o custo do projeto, que é de R$ 3 mil e o Município também arca com todo o custo de mobilização e organização dos produtores, que inclui toda despesa de locomoção para a zona rural. A Agraer é parceira na emissão da DAP (Declaração Anual do Produtor).

Maria Eneida Silva Lima, de 61 anos, será beneficiada com uma casa na chácara de três hectares na comunidade do Barreirão, onde mora com o marido e a filha. “Minha casa é muito antiga, está toda deformada; estou muito feliz em ser contemplada”, disse ela.

Outra beneficiada pelo programa desenvolvido pelo prefeito Murilo é Magali Soares Vilarúbia, que mora com cinco filhos numa casa bem precária na chácara de dois hectares na Linha do Potreirito. “Vou poder acomodar melhor os meus filhos”.