A Câmara de Dourados rejeitou, na sessão do dia 5 de novembro, o projeto de lei de autoria do vereador Elias Ishy (PT) que buscava instituir a Semana de Incentivo à Agroecologia no calendário oficial de eventos de Dourados, a ser realizada anualmente na semana em que estiver inserido o dia 3 de outubro, data já aprovada em comissões do Congresso Nacional para ser comemorada como Dia Nacional da Agroecologia.
“Instituir a Semana Incentivo à Agroecologia em Dourados seria uma forma de valorizar este setor, que se preocupa em produzir de forma sustentável, evitando ao máximo afetar o ambiente. É um setor que tem crescido em nosso município, mas precisa ser estimulado pelo poder público, pois temos potencial para desenvolver mais iniciativas desta natureza. Infelizmente, não conseguimos sensibilizar a maioria dos vereadores, que votaram contra a proposta”, avaliou Elias Ishy, proponente do projeto de lei, que teve apoio apenas dos vereadores Dirceu Longhi (PT), Délia Razuk (PMDB) e Virginia Magrini (PP).
O parlamentar ressaltou que, se a Câmara aprovasse o projeto, Dourados estaria saindo na frente, assim como fez com decisões importantes como quando proibiu a queima da palha da cana de açúcar, em 2007, influenciando diversas outras cidades que se inspiraram na iniciativa do Legislativo douradense e também instituíram a mesma proibição em seus canaviais.