Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Câmara de Dourados destaca participação popular em sessões, audiências e solenidades

30 de dezembro 2013 - 14h20 Por Redação Douranews, com Assessoria
Câmara de Dourados destaca participação popular em sessões, audiências e solenidades

Após o encerramento do segundo semestre de 2013, a direção geral da Câmara Municipal de Dourados fez uma avaliação das atividades realizadas pela Casa de Leis e concluiu que foi um ano de muitas atividades, sempre voltadas a contribuir para o bem comum.

Durante todo o semestre, foram realizadas 23 sessões ordinárias (no primeiro semestre foram 20) e 12 audiências públicas, uma delas realizada no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados). No Plenarinho da Câmara, aconteceram 132 reuniões, para tratar de assuntos diversos de interesse da coletividade. Já no Plenário Weimar Torres, onde acontecem as sessões semanais, 54 eventos foram realizados, a maioria de iniciativa dos vereadores.

De julho a dezembro, a Câmara ainda recebeu várias visitas, principalmente de alunos das escolas públicas, que visitaram todos os departamentos, conhecendo um pouco do que faz cada setor e, também, passando pelos gabinetes dos vereadores. Os escolares têm demonstrado interesse pelas atividades do poder legislativo e aproveitam para tirar dúvidas a respeito do trabalho realizado na Casa de Leis.

AUDIÊNCIAS

As audiências públicas também despertaram interesse da sociedade. Somente no mês de novembro, a Câmara promoveu quatro delas, para tratar de assuntos de relevância e interesse público, como a que discutiu as políticas públicas para juventude; o debate construtivo para adequação dos locais de consumo de bebidas alcoólicas; sobre os direitos humanos, memória e verdade; audiência pública ‘Todo Jovem na Escola’ e o congresso estadual sobre a ‘Educação de Qualidade-Escola de Período Integral’.

Entre as audiências públicas também se destacam as que discutiram a situação da Unei Laranja Doce; a ‘Outubro Rosa’, de apoio à campanha contra o câncer de mama; que debateu o Plano Nacional de Educação e Inclusão com Responsabilidade; que discutiu o transporte coletivo e a que debateu a contratação de médicos estrangeiros.

Também foi realizado no plenário da Câmara de Dourados, o Congresso Estadual de Vereadores, organizado pela UCVMS (União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), com participação de legisladores de vários municípios do Estado.

O plenário também sediou a abertura oficial do projeto Cultura Afrodescendente, da Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo; e a colação de grau dos alunos do programa Projovem Urbano.

“Nosso trabalho é relevante e considerável. Esse ano foi produtivo e todos os vereadores, indistintamente, se dedicaram em favor da sociedade, seja atuando no plenário, discutindo e votando matérias importantes para o município, ou promovendo o debate com a sociedade por meio das audiências públicas”, disse o presidente da Câmara Municipal, Idenor Machado (DEM).

GESTÃO

Este ano também a direção da Câmara de Dourados desenvolveu uma política de contenção de gastos, visando à utilização racional dos recursos públicos. A iniciativa resultou em substancial economia para os cofres públicos, como, por exemplo, 30% em energia elétrica e 31% em telefone. O consumo de água também apresentou relativa redução, considerando que se manteve praticamente o mesmo do ano passado, apesar do aumento no número de vereadores.