O general João Roberto de Oliveira, gerente do projeto de implantação do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento das Fronteiras) em Brasília, disse nesta terça-feira (1), em Dourados, que do total orçado em 12 bilhões para instalação do sistema, cerca de R$ 300 milhões já foram aplicados.
O projeto-piloto do Sisfron, sob a coordenação do CMO (Comando Militar do Oeste), abrangendo as unidades militares de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, terá uma das bases no Comando da 4ª. Brigada de Cavalaria em Dourados. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até 2016 nessa região, podendo abranger toda a fronteira brasileira até 2021.
Oliveira chefiou uma comitiva militar que esteve no Município, inspecionando a evolução das obras de implantação do centro de operações do Sisfron na região. Bela Vista, Ponta Porã e Amambai, que também possuem unidades do CMO, irão sediar outras bases do Sistema de Monitoramento, cujo objetivo final é cobrir uma área superior a 16 mil quilômetros de fronteiras do Brasil com os países limítrofes.
“O Sisfron irá fornecer ao Brasil condições de patrulhamento da região fronteiriça, e com isso queremos diminuir a onda de crimes nos grandes centros, pois, ao se controlar a fronteira, conseguiremos fornecer mais segurança para a população, diminuindo assim o tráfico de drogas, o descaminho, a entrada de armas, o tráfico de pessoas e todos os demais ilícitos que possam ocorrer”, como explicou o major Rodrigo de Carvalho Bernardo, integrante da comitiva.