Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Murilo destaca presença de japoneses para o desenvolvimento

25 de abril 2014 - 19h45 Por Redação Douranews
Murilo destaca presença de japoneses para o desenvolvimento

O prefeito Murilo Zauith (PSB) destacou a importância da comunidade nipônica no desenvolvimento de Dourados, durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (24) na Câmara de Vereadores, em homenagem aos 60 anos de imigração de famílias da província de Wakayama ao município. O evento faz parte da programação da visita oficial à cidade do governador da província, Yoshinobu Nisaka e comitiva.

Em seu discurso, Murilo ressaltou que a presença da comitiva fortalece o elo entre o Brasil e o Japão, lembrando que a comunidade nipônica teve papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social brasileiro. “Em Dourados não foi diferente”, disse o prefeito.

Ele ressaltou ainda que há décadas os japoneses vêm contribuindo com a população douradense e sul-mato-grossenses em diversas áreas, deixando seus descendentes no “comércio, prestação de serviços, saúde”, mantendo suas raízes e tradições.

O prefeito afirmou que os japoneses atraíram os sul-mato-grossenses para suas festividades, dando ênfase ao Japão Fest, festa realizada anualmente pela comunidade e que atrai milhares de pessoas de Dourados e região para saborear a culinária e conhecer mais das tradições nipônicas.

Murilo ressaltou também a importância dos japoneses no atual momento de desenvolvimento pelo qual passa Dourados, que está gerando emprego de qualidade e se consolida com índices de metrópole. “Temos a maior renda per capta do Estado e o segundo maior PIB (Produto Interno Bruno), a soma de todas as riquezas produzidas de Mato Grosso do Sul”, observou.

Para o prefeito, a visita do governador japonês é momento importante para troca de informações e experiências para melhoria na qualidade de vida dos povos de ambos os países, os quais chamou de “pátrias-irmãs”.

Ao final da cerimônia, Murilo presenteou Nisaka com um álbum de fotografias de Dourados e de quando a comunidade de Wakayama chegou ao município. Ele ainda recebeu das mãos do governador um artigo decorativo de artesanato oriental, usado pelos japoneses para presentear autoridades.

Acompanharam o governador de Wakayama a Dourados o vice-governador, presidente da Assembléia e deputados da província. Além da comitiva, ainda estiveram presentes na sessão solene representantes de associações nipo-brasileiras de Dourados e Mato Grosso do Sul, o deputado federal Geraldo Resende e vereadores.