Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (13), na sede da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito), em Dourados, discutiu as experiências já colhidas depois dos primeiros domingos de funcionamento da ciclofaixa para uso exclusivo dos adeptos do passeio ciclístico e algumas normas que devem ser adotadas para regulamentar o sistema.
Entre as decisões tomadas pelos participantes do encontro ficou acertado que os cones ainda serão mantidos nos domingos, até que a população tome ciência de que o espaço, na área delimitada pelas cores vermelho e branco no asfalto, é exclusivo dos ciclistas. O horário definido será a partir das 8 horas até por volta de 16 horas.
O diretor da Agetran, Nelson Almirão, disse que o órgão municipal está monitorando o uso da ciclofaixa e que reconhece a necessidade de manter a fiscalização permanente, inclusive para garantir a segurança dos participantes dessa modalidade de entretenimento. A Agetran vai divulgar, pelos mecanismos oficiais do Município, os horários de funcionamento e normas para o uso da ciclofaixa.
A reunião na Agetran contou com a presença, ainda, do vereador Mauricio Lemes (PSB) e dos organizadores da edição do Pedal pela Vida [evento que marcou o início das atividades da ciclofaixa], Franz Mendes e Leandro Pezzin. “Na verdade, como se trata de uma inovação em Dourados, quem vai acabar delimitando os espaços e horários de uso da ciclofaixa serão os próprios usuários, é o que queremos mesmo, que o cidadão assuma o espaço e utilize-o da melhor forma possível”, concluiu Mauricio Lemes.