Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Dourados

Dourados deve criar cultura de respeito ao trânsito

19 de setembro 2014 - 20h49 Por Redação Douranews
Dourados deve criar cultura de respeito ao trânsito

“Campanhas de educação no trânsito têm que ser frequentes, principalmente nas escolas, já que as crianças serão os motoristas de amanhã. Temos que criar uma cultura de respeito ao trânsito”. A proposta foi apresentada na noite desta quinta-feira (18) pelo vice-prefeito de Dourados, Odilon Azambuja, ao abrir oficialmente a Semana Nacional do Trânsito no Município.

A campanha, realizada pela Prefeitura através da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) tem como tema este ano “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

A solenidade de abertura aconteceu no anfiteatro do Sindicato dos Comerciários, com a presença de todos os parceiros que integram a campanha, da Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Educação, Detran/MS, Sanesul, Sest/Senat, Policia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e 28º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro.

 O vice-prefeito também disse que a administração do prefeito Murilo Zauith (PSB) tem realizado ações no que se refere a infraestrutura para melhorar o sistema viário na cidade, mas não adianta todo esse esforço se o condutor não colaborar e fazer a sua parte, respeitando as leis.     

O diretor-presidente da Agetran, Nelson Almirão chamou a atenção com relação aos cuidados que o condutor deve ter no trânsito e por mais que o município realize intervenções de melhorias no sistema viário, os acidentes continuam acontecendo, tanto na zona urbana como zona rural, que traz prejuízos na morbidade física e psíquica dos acidentados, nos custos econômicos, sociais e pessoais destes agravos e a repercussão destes eventos na qualidade de vida de suas vítimas. “É lamentável, mas trânsito mata mais que as guerras e os mais prejudicados são os jovens, que quando não morrem, ficam com graves prejuízos na qualidade de vida”, disse.

O evento de abertura também teve palestra com o tenente do Corpo de Bombeiros, Aleixo Ramos do Amaral, que falou sobre acidentes de trânsito, com comentários de Nelson Almirão. Para finalizar o evento houve a palestra com o diretor do setor de Educação de Trânsito, Cristhian Lelis. No encerramento, todos os participantes vestiram a camiseta da Semana do Trânsito. O objetivo foi, de forma simbólica, chamar a atenção da população com relação ao respeito a vida, porque trânsito é a vida humana que está exposta a qualquer eventualidade.

Programação

A programação da Semana teve, nesta sexta-feira (19), uma blitz abordando motoristas a respeito do uso do cinto de segurança e celular, na avenida Marcelino Pires em frente ao Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares e neste sábado (20), haverá atividades com pedestres, às 9 horas, na avenida Presidente Vargas, esquina com a rua Ponta Porã, com orientações a pedestres e motorista sobre o uso da faixa.