O vereador Nelson Sudário (PSC) encaminhou requerimento ao Executivo municipal solicitando a implantação de um projeto permanente que possibilite a remoção gradativa das árvores da cidade que estão com a vida útil esgotada ou comprometida.
No documento enviado à Prefeitura de Dourados, o vereador do PSC ponderou sobre a necessidade de ações preventivas com vistas a evitar os danos materiais e os riscos à população por conta das quedas dessas árvores, sobretudo nos dias chuvosos e de ventania.
Sudário citou como exemplo a região da Escola Reis Veloso, onde em períodos de chuva é rotineira a queda de diversas árvores antigas, trazendo prejuízos aos moradores e aumentando os riscos de acidentes. Ele ponderou que em Dourados existem centenas de árvores secas, que colocam em riscos pedestres e carros estacionados devido à queda de galhos. Outro exemplo citado por Sudário está no cruzamento da avenida Joaquim Teixeira Alves com a rua Hilda Bergo Duarte, onde, segundo ele, uma árvore seca está prestes a cair e coloca em risco todos que circulam diariamente pela região.
“É necessário a elaboração e execução de um Plano de Arborização, traçando de diretrizes para plantar e remover árvores de maneira responsável, listando as espécies indicadas para o plantio e as que são proibidas e também apresentando os dados sobre as árvores que compõem o patrimônio arbóreo da cidade, como espécie e idade, possibilitando ações preventivas como a retirada das árvores “doentes” ou com vida útil comprometidas”, destacou Nelson Sudário.
O vereador acrescentou ainda que “as quedas de árvores, sobretudo de grande porte, tem sido motivo de preocupação para os douradenses, principalmente para aqueles que trabalham em ambientes abertos ou deixam seus veículos estacionados. Árvores já caíram em cima de veículos e fios de distribuição de energia e por sorte não deixaram feridos”, concluiu Sudário.