Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Militantes de esquerda debatem questões indígenas

25 de fevereiro 2016 - 21h10 Por Redação Douranews
Militantes de esquerda debatem questões indígenas

Acontece neste sábado (27), no Simted de Dourados, o primeiro encontro "Diálogos de Esquerda", com o tema "Direito à cidade e questões indígenas em Dourados", a ser abordado pelos debatedores Anastácio Peralta (Liderança Kaiowá Guarani) e Jones Dari Goettert (UFGD). O encontro é organizado por militantes de esquerda na cidade.

O evento é uma ação que tem o objetivo de reunir pessoas interessadas em refletir sobre temas relacionados ao cotidiano do município de Dourados, na perspectiva de contribuir para a construção de projeto político de esquerda para Dourados, baseado em políticas públicas que atendam às necessidades da população, segundo os organizadores. A escolha dos temas vem de encontro a discussões que estão na pauta dos diversos movimentos sociais e de esquerda nos últimos anos. 

O direito à cidade é um conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Henri Lefebvre no livro “Le droit à la ville” (1968) que busca discutir soluções para os problemas enfrentados pelas populações urbanas, com vistas a garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de qualidade em áreas como saúde, educação, cultura, transportes, infraestrutura, moradia, segurança e lazer. 

Em Dourados, além das questões envolvendo essas áreas, vem se somar as questões indígenas, uma vez que aqui se encontra uma das maiores reservas do país, e que nas últimas décadas, devido à expansão do perímetro urbano, passou a sofrer com a falta de estrutura e o preconceito contra as comunidades indígenas. 

A proposta em torno da constituição deste espaço de diálogos também será discutida nesta primeira atividade. A ideia é que seja um processo contínuo de debates agregando todas as pessoas que lutam por uma cidade mais justa e igualitária, segundo defendem os militantes.