O prefeito Murilo Zauith (PSB) entregou, quinta-feira (31) à noite, os certificados para os profissionais que participaram do Programa Capacita Suas, realizado como parte do Programa Nacional de Capacitação do Suas (o Sistema Único da Assistência Social), coordenado em âmbito nacional pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e em Dourados pela Secretaria de Assistência Social.
O objetivo da capacitação que começou no ano passado, é oportunizar aos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social o acesso à qualificação, melhorando assim, o atendimento à população. Pelo menos 180 profissionais participaram da capacitação. Além dos técnicos da Secretaria de Assistência Social, participam conselheiros e profissionais de entidades não governamentais.
A solenidade de entrega aconteceu no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Água Boa. Na oportunidade também foi lançada a cartilha “Sistema de Planejamento do Suas Dourados: uma construção coletiva”, elaborado pela equipe da Prefeitura.
O prefeito Murilo parabenizou os participantes do Capacita Suas e fez um breve resumo da administração que completou cinco anos em fevereiro deste ano. “Demos todas as nossas experiências que tínhamos para administrar a cidade e sair daquele momento difícil e, conseguimos”, falou.
Ele disse que foi feito um trabalho de reforma geral em todas as áreas, sobretudo, na educação, saúde, infraestrutura e assistência social. “Acreditamos que poderíamos fazer a diferença e fico feliz porque tudo que combinei com a população estou conseguindo cumprir, por isso, a administração vai deixar a sua marca”, enfatizou, lembrando, “que em Dourados foi criando um ambiente propício para o desenvolvimento”.
Ele lembrou os novos investimentos que serão trazidos para Dourados, como a instalação dos novos empreendimentos, um do Grupo Carrefour e outro do Grupo Pão de Açúcar. Durante a solenidade o prefeito foi amplamente aplaudido pelos profissionais pela aprovação do projeto do Executivo em que se trata do PCCR (o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos servidores.
Capacita
A secretária Ledi Ferla disse que o prefeito Murilo sempre deu muita atenção a Assistência Social e se o programa veio para Dourados, ele foi um dos grandes incentivadores. Ela lembra que o programa Capacita Suas trouxe a Dourados os melhores profissionais no âmbito da Assistência Social. “Já estamos sentindo um impacto positivo dessa capacitação, devido à qualidade que o programa ofereceu”, comentou.
Ledi Ferla diz que hoje a Assistência Social trabalha em duas frentes a ‘básica’ e a ‘especial’ em Dourados. Neste caso a capacitação foi voltada para a especial, que trabalha com ‘proteção social média e alta complexidade’. No caso da média, inclui os casos como violação dos direitos das pessoas, a exemplo do idoso, mulher, crianças e adolescentes, entre outros.
Já a alta complexidade trata do acolhimento, quando os laços familiares já são rompidos e essas pessoas precisam de acolhimento em uma instituição, seja ela governamental ou não governamental. O Capacita Suas teve início no mês de março de 2015, sendo que em todos os meses foram promovidos cursos de capacitação.