Imagens registradas na madrugada por um internauta mostram que geou no começo deste domingo (1) em Dourados. Uma fotografia recebida pelo Douranews, produzida pelo trabalhador da usina São Fernando, Luciano Stefanello, retrata a relva tomada pela neve em uma área na frente da usina.
De acordo com o boletim GuiaClima, de informações meteorológicas da Embrapa, uma frente fria chegou em Mato Grosso do Sul na segunda-feira (25), trazendo chuvas e diminuindo expressivamente a temperatura. Na madrugada de quarta-feira (27), a mínima registrada no Estado foi 6,2°C em Ponta Porã.
Em Dourados, a menor temperatura do ano até essa data foi 6,6°C. Neste domingo, a menor temperatura registrada foi 6,1 graus por volta das 6 horas da manhã e não havia indicativo de geada. “Mas, nas regiões de baixada, é previsível esse tipo de cenário quando há queda predominante de temperatura”, relatam meteorologistas.
Com a chegada da frente fria, a tendência natural é esquecer a onda de calor que ocorreu em todo Mato Grosso do Sul nas últimas semanas, a mais intensa e com maior duração na região de Dourados desde 1979, com 27 dias.
Uma onda de calor é uma sequência de dias com temperaturas máximas superiores a 33°C. A ocorrência de ondas de calor é um fenômeno relativamente comum em Mato Grosso do Sul. Por exemplo, na série de dados meteorológicos de 37 anos da Embrapa Agropecuária Oeste, desde 1979, há registro de 30 ondas de calor com dez ou mais dias.