Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Dourados

Ações estruturantes fazem o trânsito de Dourados melhor

24 de agosto 2016 - 20h56 Por DOURANEWS
Ações estruturantes fazem o trânsito de Dourados melhor Criação da Agetran foi elemento decisivo para estruturar o trânsito — Foto: Assessoria

A Prefeitura de Dourados continua trabalhando em ações que visam melhorias no trânsito com objetivo de aumentar a segurança, evitar acidentes e reduzir o número de vítimas fatais. Abertura de novos acessos, sinalização eficiente, reordenamento nas mãos de direção e restauração de vias, é apenas parte do que foi implantado durante a administração do prefeito Murilo Zauith (PSB) através da Agetran (Agência municipal de Transporte e Trânsito).

Obras e serviços nesse sentido preparam a cidade para o futuro, principalmente por se reafirmar a cada dia como polo de desenvolvimento econômico regional. Nos últimos cinco anos Dourados ganhou 40.534 novos veículos. Quando Murilo assumiu a Prefeitura, eram 97.141 veículos e os dados do Detran mostram que hoje são 137.675, o que significa um crescimento de 41,70%.

50 km

Através de uma parceria com o Governo do Estado, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) vai instalar, dentro dos próximos 60 dias, em alguns semáforos, câmeras que vão fotografar o condutor que avançar os 50 quilômetros por hora.

Essas câmeras serão instaladas inicialmente em três locais: na avenida Marcelino Pires, entre as ruas Hayel Bon Faker, Presidente Vargas e na José de Alencar, mas, de acordo com a Agetran, uma quarta câmera poderá ser instalada na rua Monte Alegre, na esquina com a Presidente Vargas.

“Nosso objetivo não é gerar multas, mas aumentar a segurança no trânsito e evitar mortes, como a que correu nas últimas semanas, quando um jovem de motocicleta foi morto após ser atropelado por dois carros que passaram no sinal fechado”, argumenta o diretor-presidente da Agetran, Ahmad ‘Mito’ Gebara.

Ele citou que os avanços no trânsito em Dourados não param se acontecer, já que a segurança é uma das principais preocupações do prefeito Murilo. “Só não vê quem não quer, mas as melhorias vêm acontecendo de forma gradativa, é só observar”, destacou.

Semáforos

Mito citou ainda a instalação dos novos semáforos na cidade nos últimos anos, que ajudaram a melhorar significativamente a segurança no trânsito. Hoje são 53 semáforos, sendo que cerca de 30 foram instalados na atual administração. O próximo a ser instalado está previsto para os próximos 15 a 20 dias, na Via Parque.

As lombadas eletrônicas são outros equipamentos que ajudam a controlar a velocidade dos veículos nas vias de grande fluxo e assim manter a segurança. Em Dourados são 35 lombadas e a próxima a ser instalada será na rua Albino Torraca, em frente à Usina Velha, por onde tem aumentado muito o fluxo de veículos.

As placas de sinalização verticais também foram trocadas para melhor orientar os condutores. Mito cita que em Dourados existe uma estatística elevada de placas de sinalização destruídas por vândalos e que são constantes as reclamações. Por isso, a Prefeitura disponibiliza um número de telefone (3428 2776) e também uma caminhonete, apenas para fazer o trabalho de troca de placas. Não apenas a sinalização vertical, mas a horizontal também foi toda revitalizada na cidade, comentou Mito. “Nas ruas que ganharam recapeamento tiveram novas sinalizações, tanto vertical como horizontal”, observou.

Mito também citou a regulamentação sobre a circulação de veículos pesados na área central, que conserva a malha asfáltica e reduz os transtornos; a implantação das três pistas de rolamento na avenida Marcelino Pires, que faz o trânsito fluir melhor, e ainda a criação e reestruturação de vias de acesso rápido, que deram novo dinamismo à cidade.

Parquímetro

Com relação aos estacionamentos, o novo parquímetro está resolvendo o problema com a atuação da nova empresa que explora o sistema, a EXP Parking. Atualmente são 1.219 vagas, com previsão de mais mil em breve. Recentemente, foram retiradas todas as placas de sinalização verticais antigas e substituídas pelas novas, para melhor orientar os usuários.

Muitas placas foram redimensionadas e outros pontos também foram relocados para melhorar a fluidez, observando as vagas para idosos e deficientes e o estacionamento de motocicletas foi demarcado para as esquinas das vias, com o objetivo de melhorar a visão dos motoristas.