Prefeita Délia e assessores, reunidos com representantes militares em Dourados — Assessoria
A prefeita Délia Razuk recebeu na tarde desta terça-feira (7) a visita do major Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, comandante do 5º Comar (o Comando Aéreo Regional) que está em Dourados organizando a instalação dos militares que farão parte dos esquadrados do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (o PPIF).
Até o final de dezembro, segundo informou o major, os esquadrões, com o apoio da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exercito, farão voos de interceptação e de vigilância do espaço aéreo da faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e Bolívia. Além disso, conforme o brigadeiro Domingues, será realizado o mapeamento da região para garantir a segurança da fronteira.
A prefeita Délia Razuk garantiu ao comandante o apoio da Prefeitura de Dourados para que o Programa de Proteção Integrada de Fronteira tenha êxito durante o período em que está funcionando em Dourados. Jeferson Domingues afirmou que um contingente de até 130 militares atuarão nas ações dos esquadrões durante o período das operações.
Além de integrantes da Força Aérea, participaram do encontro o comandante da Brigada do Exercito de Dourados, coronel Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho; o secretário de Governo Raufi Marques; o diretor presidente da Agetran (Agência Municipal de Transito), Carlos Fabio dos Santos; o comandante da Guarda Municipal, Silvio Reginaldo Peres Costa; e os vereadores Silas Zanata e Junior Rodrigues.
O Programa de Proteção de Fronteira foi instituído pelo decreto 87903 de 16 de novembro do ano passado pelo presidente Michel Temer para garantir o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos ocorridos nas fronteiras. Com o PPIF o Governo Federal pretende organizar a atuação da administração pública visando o fortalecimento das ações de preservação, controle e repressão de delitos transfonteiriços. Segundo o decreto, entre as medidas a serem promovidas está o compartilhamento de informações e ferramentas e a implementação de projetos estruturantes visando o fortalecimento do Estado brasileiro nas fronteiras.
As iniciativas visando a integração e articulação das ações do programa com estados e municípios ficarão a cargo do GGif (o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras), grupo que também foi instituído por meio do decreto presidencial, com base na fronteira dos países limítrofes com Mato Grosso do Sul.