Quase em frente da antiga cancha, o ponto de encontro de amantes do hipismo nas décadas de 50 até meados dos anos 80, quando a sociedade se reunia para assistir às tradicionais corridas de cavalo, o prefeito Murilo Zauith (PSB) entregou, na noite desta sexta-feira (11), o novo trecho, totalmente urbanizado, com os serviços de drenagem, implantação da pavimentação asfáltica e sinalização viária, da famosa Avenida Potreirito, agora batizada ‘Gelcy Maria Teixeira Marcondes’, a partir de proposição do ex-vereador Laudir Munaretto homenageando a mãe do médico e ex-vereador Eduardo Marcondes, que até discursou em nome da família.
À exceção de uma pequena ‘sisma’ de familiares – veja matéria sobre o assunto - do pioneiro Alcides José de Macedo [nome que já havia sido dado à avenida, mediante proposição do então vereador Ari Artuzi, em dezembro de 2002, ao então prefeito Laerte Tetila], a população da região do Jockey Clube e bairros adjacentes compareceu em massa ao evento de entrega da obra modernizada. São seis pistas de rolamento, com direito a ciclofaixa, e investimentos da ordem de R$ 5,58 milhões de recursos próprios, para a instalação de 1.921,30 metros lineares de sistema de drenagem de águas pluviais, sinalização viária da pista em asfalto de excelente qualidade que faz ligação com a zona rural, numa região onde existe grande número de pequenas propriedades habitando os travessões, incluindo o do Barreirinho, que dá acesso à BR 376, na rotatória do distrito de Indápolis, berço da então Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados) dos anos 40.
Seis dos 11 vereadores reeleitos para a próxima legislatura da Câmara de Dourados prestigiaram o evento, destacando a importância da obra como corredor para o desenvolvimento daquela região da cidade. Bebeto, Cido Medeiros, Madson Valente, Idenor Machado, Alan Guedes e Sérgio Nogueira, e o atual vereador, não reeleito, Marcelo Mourão, fizeram questão de destacar a importância do mandato do atual prefeito para recolocar a cidade nos trilhos. “Não vai demorar muito e a nossa população vai sentir saudades do prefeito Murilo”, observou um dos mais antigos moradores da região do Jockey, Paulo Torres, pioneiro da Colônia Agrícola e um dos mais entusiastas com a obra. Empreendedor na região, o professor Domingos Ventorini lembrou que a ‘marca do amor’ deixada por Murilo, “ainda vai ser sentida por muito tempo, porque foi com muito amor que ele cuidou de Dourados nesses cinco anos”.
No discurso de fechamento da cerimônia, o prefeito de Dourados voltou a falar em gratidão. Disse que essa palavra resume o sentimento no final do mandato, e que é importante agradecer a todos que colaboraram para que ele pudesse realizar os projetos assumidos com a população. Disse ainda que quando se colocou à disposição da população, naquele difícil e conturbado ano de 2011, após a maior crise política da história do Município, ouvia os pedidos de mais educação, asfalto, moradia e assistência social. “Estamos entregando obras de escolas e Ceims em todas as regiões, o maior volume de asfalto e mais de 5 mil casas, e ainda preparamos mais de 4500 pessoas para o mercado de trabalho. Isso é devolver a dignidade ao pai de família, garantir a tranquilidade da dona de casa e assegurar o futuro das crianças”, observou.