Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Dourados

Cemar pede Utilidade Pública para Associação dos Autistas

28 fevereiro 2011 - 16h12Por Redação Douranews, com Assessoria

O vereador Cemar Arnal (PDT) encaminhou projeto de lei que declara de Utilidade Pública Municipal a AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados). Segundo o projeto, o objetivo é de fortalecer a promoção da defesa dos direitos das pessoas portadoras do autismo e demais TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento), como definidos na CID-10 (Classificação Internacional de Doenças).

A AAGD exerce a função de realizar e desenvolver projetos de divulgação e esclarecimento à população sobre o autismo e demais transtornos do desenvolvimento. É uma entidade sem fins lucrativos, devidamente legalizada e, em pleno funcionamento na cidade de Dourados.

O projeto de lei também tem como co-autores os vereadores Walter Hora (PPS) e Délia Razuk (PMDB) e deve entrar em pauta na próxima sessão ordinária da Câmara. Caso aprovada, deve ser sancionada pelo Executivo, para entrar em vigor a partir da data de publicação.

AUTISMO

Segundo especialistas, o autismo consiste em uma doença de desordem mental que afeta a criança ainda jovem e se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.

O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. Os primeiros sinais aparecem sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

A causa do autismo não é conhecida.