Menu
Buscarsegunda, 06 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
DOURADOS

Estado avalia assumir 'novo' aeroporto e abrir concessão

Governador em exercício comenta sobre projeto futuro

10 janeiro 2024 - 09h33Por Assessoria

O Exército Brasileiro confirmou na virada do ano que concluiu, no dia 12 de dezembro, por meio das equipes do 9º. BEC (o Batalhão de Engenharia e Construções), as obras de pavimentação da pista do aeroporto regional ‘Francisco de Mattos Pereira’, etapa inicial do Plano de Trabalho desenvolvido, ainda em 2021, para a reforma e ampliação do espaço.

Agora, conforme compromisso firmado entre os Governos Federal e do Município, a próxima fase é de realização dos ensaios de condicionamento para a checagem da qualidade e absorção da pista às operações aéreas previstas com a reativação do ‘novo’ aeroporto. 

Depois disso, cabe à Prefeitura de Dourados acelerar o processo de homologação junto à ANAC (a Agência Nacional de Aviação Civil) e ao CINDACTA, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, órgão encarregado dos serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, o que ainda deve demandar, pelo menos, mais 90 dias.

“Essa é uma obra que conseguimos incluir no PAC [o Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal] para que, em parceria com o Estado, a gente viabilize a construção do novo receptivo de passageiros e tentar liberar o aeroporto, para pousos e decolagens, até a metade do ano”, informou o governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha), em agenda de entrega de obras e lançamento de novos empreendimentos do Governo de Mato Grosso do Sul, no final de semana passado, em Dourados.

Estrutura moderna

As obras de reestruturação do aeroporto foram iniciadas, oficialmente, em maio de 2021, com previsão de conclusão para setembro do ano passado, conforme termo de compromisso firmado entre a Prefeitura de Dourados e o Governo Federal, com a designação das equipes do Exército para a ampliação da pista de pouso para 1.775 metros de extensão. 

Ao assumir essa nova fase da construção, o Governo já estuda, inclusive, como alternativa de viabilidade técnica e comercial, dialogando com a Prefeitura de Dourados, para que o Estado assuma o gerenciamento do local e, futuramente, “colocar o aeroporto de Dourados à concessão para que venha a ser dirigido pela iniciativa privada”, conforme observou o governador em exercício que substitui o titular, Eduardo Riedel, em viagem de férias com a família.

“O aeroporto de Dourados vai contar com um novo terminal de passageiros, mais moderno e funcional, com todas as normas de acessibilidade”, garantiu o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, que acompanhou Barbosinha na agenda de trabalho ao município. Esse novo terminal deve ser licitado em março, “e vai trazer mais comodidade às pessoas que utilizam o aeroporto”, destacou o secretário.