Menu
Buscarsábado, 18 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
Dourados

Guardas municipais agradecem Murilo pela valorização profissional

19 dezembro 2016 - 17h01

Integrantes da GMD (Guarda Municipal de Dourados) prestaram, na manhã desta segunda-feira (19), uma homenagem ao prefeito Murilo Zauith (PSB) no gabinete dele. Foi entregue uma placa de agradecimento pelos seis anos em que o prefeito esteve à frente da administração e que, neste período, foi um incentivador e apoiador do trabalho prestado pela corporação em prol da população douradense. O comandante da Guarda, JoãoVicente Chencarek lembra que a GMD tornou-se uma referência no Brasil, graças ao apoio que recebeu nesses seis anos do prefeito Murilo.

“Essa homenagem é mais do que merecida porque ele não incentivou apenas na estruturação da Guarda, proporcionando condições de trabalho, mas na valorização profissional da categoria”, explica Chencarek. Quando o prefeito Murilo assumiu a administração há seis anos, a categoria estava com os salários defasados em 60%. A categoria reivindicou e o prefeito abriu as negociações e propôs o realinhamento salarial, cobrindo a defasagem. Além disso ainda fez concurso público abrindo mais de 92 vagas.

Houve a aprovação da promoção automática por tempo de serviço, dando oportunidade de crescimento nas funções; criou a aposentadoria especial para a categoria e a incorporação de 50% do adicional de operações especiais nos vencimentos básicos de todos os guardas. De acordo com Chencarek, além da valorização profissional o prefeito Murilo ainda investiu, através da fonte zero, para equipar a GMD. “Recebemos recursos através de convênios estaduais, federais, mas o município sempre deu a sua contrapartida em todos os investimentos”, lembrou.

Graças a esses investimentos, que deu condições de trabalho, foram realizados ao longo deste ano 3.611 atendimentos diretamente à população douradense, sendo que 1.189 atendimentos estavam relacionados com a proteção do Patrimônio Público. Das solicitações recebidas para reprimir algum tipo de ilícito ou infração penal, 581 tornaram-se de fato uma Ocorrência Policial com encaminhamento ao Distrito Policial.

De acordo com o comandante da GM, João Vicente Chencarek, apenas 16,1% dos atendimentos da GMD resultaram em BO (Boletim de Ocorrência) com encaminhamento dos autores a Unidade Policial, o restante são atendimentos sociais ou prestações de serviços. Um exemplo é a ronda escolar. “Os agentes que atuam diariamente com os alunos foram capacitados na filosofia da Polícia Comunitária, ministrada pela Secretaria de Segurança Pública estadual”, explica o comandante da GMD.

O prefeito Murilo agradeceu a homenagem, ressaltando que a corporação entendeu o que a atual administração queria para a cidade e com isso abraçou a responsabilidade, atendendo a população no que fosse possível para ajudar a manter a paz. Com essa iniciativa, o prefeito destacou que a Guarda Municipal cresceu muito nestes últimos seis anos tornando-se uma categoria unida e responsável e, que hoje, detém o comando da cidade. “O que me deixa feliz é esse reconhecimento. E se hoje vocês são um exemplo nacional, foi graças ao esforço de cada um que cumpriu o seu papel, mantiveram-se unidos e hoje mantém o comando da cidade. Desejo sucesso na carreira de vocês, e que continuem a trabalhar pela nossa cidade”, agradeceu.